Escolas recolheram mais de 33 toneladas de pilhas e equipamentos elétricos usados
Educação

Escolas recolheram mais de 33 toneladas de pilhas e equipamentos elétricos usados

34 escolas do distrito de Aveiro recolheram mais de 33 toneladas de pilhas e equipamentos elétricos usados, no âmbito da 15.ª edição da Geração Depositrão, uma iniciativa da ERP Portugal, Entidade Gestora de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A)

A ERP Portugal impulsionou a recolha de cerca de 33,7 toneladas deste tipo de resíduos em 34 escolas do distrito de Aveiro, na 15.ª edição da Geração Depositrão.

Em comunicado, a organização refere que estas 34 escolas do distrito de Aveiro conquistaram, globalmente, 2.147,63€ em cheques-prenda para aquisição de material para o estabelecimento de ensino. A Escola Secundária de Adolfo Portela, em Águeda, foi a que mais resíduos recolheu neste distrito, com um total de 10 toneladas, tendo ficado em 8.º lugar a nível nacional, de um total de 431 escolas.

A Geração Depositrão é um programa da ERP Portugal, “que há mais de 15 anos contribui ativamente para o cumprimento das metas de recolha de REEE e RP&A, através da sensibilização de professores e alunos, bem como da restante comunidade escolar, para o correto encaminhamento deste tipo de resíduos”.

Além da recolha de resíduos, a 15.ª edição incentivou atividades criativas ao longo do ano letivo, promovendo a literacia ambiental, incluindo quizzes com perguntas de sustentabilidade, que atraíram mais de mil alunos. Neste âmbito, a Escola Básica de Argoncilhe, no concelho de Santa Maria da Feira, foi também reconhecida no Desafio das Atividades Criativas.

“A adesão de tantas escolas e participantes a este projeto e os resultados obtidos com a atividade de recolha de REEE e RP&A vem reforçar o sucesso da Geração Depositrão e o impacto desta, contribuindo, cada vez mais, para o fomento de uma economia circular nas gerações futuras”, referiu a diretora geral da ERP Portugal, Rosa Monforte.

Atualmente, este projeto sensibiliza mais de 800 estabelecimentos de ensino, desde o jardim de infância até ao ensino superior, e cerca de 100.000 alunos em todo o país, incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X