Emídio Sousa e João Rui Ferreira secretários de Estado do executivo de Montenegro
Política

XXIV Governo ConstitucionalEmídio Sousa e João Rui Ferreira secretários de Estado do executivo de Montenegro

Dois feirenses entre os 41 novos secretários de Estado do XXIV Governo Constitucional. Emídio Sousa tomou posse como secretário de Estado do Ambiente e João Rui Ferreira da Economia

Depois de conhecidos os novos ministros, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, apresentou ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a lista de 41 secretários de Estado (24 homens e 17 mulheres), que completam os 59 elementos, o mesmo número de membros do primeiro executivo de António Costa, que passam a compor o XXIV Governo de Portugal.

A cerimónia de tomada de posse dos novos secretários de Estado decorreu no Palácio da Ajuda.

Como já era perspetivado, o ex-presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, o fianense Emídio Sousa, cargo que renunciou — no terceiro e último mandato consecutivo — para assumir o lugar de deputado da Assembleia da República, é o novo secretário de Estado do Ambiente.

Juntamente com Maria João Pereira, nova secretária de Estado da Energia, Emídio Sousa compõe o leque de dois secretários de Estado do Ministério do Ambiente e Energia, sob a tutela da nova ministra Maria da Graça Carvalho.

Recorde-se que Emídio Sousa, que em setembro deste ano completa 64 anos, licenciado em Administração Autárquica e mestre em Administração Pública, antes de ser presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, entre 2013 e 2024, já tinha exercido funções na Autarquia na área do Ambiente, como vereador, entre 2005 e 2013. Ainda antes, o ex-autarca da Feira esteve, até 2005, na empresa municipal Águas de Gaia.

De Argoncilhe chega outro secretário de Estado do executivo de Luís Montenegro. João Rui Ferreira é o novo secretário de Estado da Economia, sob a alçada do ministro Pedro Reis, num ministério que, ainda, com mais dois secretários de Estado.

Engenheiro Químico pela Universidade de Aveiro e pós-graduado em Métodos Quantitativos em Gestão pela Escola de Gestão do Porto, tendo em 2021 sido graduado pelo INSEAD com AMP-Advanced Management Program, João Rui Ferreira foi presidente da APCOR entre 2012 e 2021 passando depois para a presidência da Confederação Europeia da Cortiça.

Assine agora
Nélson Costa

administrator
DIRETOR | Jornalista de formação e por paixão. Curioso, meticuloso, bom ouvinte, observador até das próprias opiniões.
    X