Projeto NET-IDEA apresentado na Suécia
Educação

Projeto NET-IDEA apresentado na Suécia

A ação é o resultado do trabalho de grupos locais e workshops entre ativistas de 16 cidades europeias, associações locais e escolas, entre as quais a EB de Arrifana, onde foi criado um espaço de reflexão sobre o conceito de identidade e de construção de um novo sentido de pertença

Uma ação coletiva de arte pública – apoiada pela plataforma Inside Out criada pelo artista francês JR – celebrará a conclusão da campanha europeia de sensibilização ‘Be Everything Belong’ e representará o momento final do projeto NET-IDEA – Rede de Cidades Europeias para o Interculturalismo, Diversidade, Igualdade e Anti-Discriminação, esta quarta-feira, em Botkyrka, na Suécia.

NET-IDEA é um projeto financiado pelo programa CERV da Comissão Europeia e promovido e coordenado pelo ICEI – Istituto Cooperazione Economica Internazionale, uma ONG italiana, sediada em Milão, em parceria com DIVERSIT / Red Española Ciudades Interculturales, RPCI – Rede Portuguesa Cidades Interculturais, Interkulturella Stader Sverige (Suécia) e os municípios de Lublin (Polónia) e Erlangen (Alemanha), num total de 16 municípios em seis países europeus (Itália, Espanha, Portugal, Suécia, Alemanha e Polónia), todos membros do Programa Cidades Interculturais (ICC) do Conselho Europeu.

O projecto NET-DEA visa reforçar o papel das autoridades locais no domínio da promoção da diversidade, interculturalismo, antidiscriminação e inclusão de minorias, com base numa parceria transnacional de quatro organizações da sociedade civil e municípios.

A campanha de sensibilização ‘Be Everything Belong‘ envolveu centenas de jovens ativistas destas 16 cidades europeias, que literalmente deram a cara “na tentativa de imaginar uma sociedade europeia mais inclusiva e que combate rumores e discriminações”.

Mais de 100 retratos de jovens ativistas serão pendurados nas paredes do Hallunda Folkets Hus, um dos maiores centros culturais da Suécia, localizado na cidade de Botkyrka, perto de Estocolmo.

A ação é o resultado de grupos locais e workshops entre ativistas, associações e escolas, nomeadamente a Escola Básica e Secundária de Arrifana, centros juvenis e autarquias, onde se inclui a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, participante do NET-IDEA de 2022 a 2024.

Nas 16 cidades europeias (Barcelona, Bilbao, Castellon de la Plana, Donostia, Tenerife em Espanha, Erlangen na Alemanha, Lublin na Polónia, Turim, Modena, Pontedera e Reggio Emilia em Itália, Santa Maria da Feira, Vila Verde e Braga, em Portugal, e Linkoping e Botkyrka na Suécia), foram criados espaços de reflexão sobre o conceito de identidade e de construção de um novo sentido de pertença baseado no valor positivo da diversidade, na cultura da anti-discriminação e no direito à inclusão .

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X