Escola Básica e Secundária de Arrifana distinguida com ‘Diploma de Qualidade’
Educação

No programa Eco-escolasEscola Básica e Secundária de Arrifana distinguida com ‘Diploma de Qualidade’

O ‘Diploma de Qualidade’ é atribuído às escolas ou agrupamentos de escolas que, após uma avaliação ou auditoria externa realizada por elementos da DEGesT – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, demonstrem empenhamento na melhoria do desempenho ambiental por parte da comunidade escolar, em parceria com outros agentes locais, nomeadamente pais, associações ambientais, representantes autárquicos, empresas e meios de comunicação social

No âmbito do programa Eco-escolas, foi atribuída à Escola Básica e Secundária de Arrifana um ‘Diploma de Qualidade’, o qual traduz competência ambiental.

“Pioneiros”, em 1997/98, quando formalizaram a adesão ao projeto da Associação Bandeira Azul da Europa, a Escola Básica e Secundária de Arrifana já pretendia, nessa altura, “dar corpo à máxima ambientalista ‘Pensar Global, Agir Local’ e aproximar os alunos de experiências e vivências que estão, cada vez mais, fora dos seus hábitos diários”.

O coordenador do projeto Eco-escolas, Antero Resende, refere que querem incutir nos jovens estudantes a inquietação lançada pela ativista sueca Greta Thunberg: “há quem diga que devia estar na escola: mas por que hei de me preparar para um futuro que pode não existir?”.

“Educar para o desenvolvimento sustentável como preconiza a ONU, desde o tempo de Kofi Annan, alicerça-se em formar cidadãos conscientes e civicamente interventivos, sendo um dos desideratos da escola de Arrifana, uma escola com ‘é grande’”, escreve Antero Resende, em nota de imprensa, assegurando que o estabelecimento de ensino arrifanense “é caso único no concelho de Santa Maria da Feira e a nível nacional, pois por três vezes (2007/08; 2010/11; 2020/21) foi contemplada com o ‘Diploma de Qualidade’ do programa Eco-escolas”.

A Escola Básica e Secundária de Arrifana continuará “a trilhar este caminho e tudo fará para investir cada vez mais nele”.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X