CHEDV promove encontro sobre o tema ‘Violência na Criança e no Adulto’
Sociedade

CHEDV promove encontro sobre o tema ‘Violência na Criança e no Adulto’

O Centro Cultural de Milheirós de Poiares recebeu no dia 7 de fevereiro o encontro sobre ‘Violência na Criança e no Adulto: Como atuar’, que contou com uma elevada adesão

O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) aliado ao Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NHACJR) e da equipa de Prevenção da Violência em Adultos (EPVA) levaram a cabo uma iniciativa conjunta onde debateram o tópico da violência tanto nos adultos como nas crianças.

O encontro contou com vários participantes desde profissionais de saúde do CHEDV, profissionais de outras entidades da área da saúde e outros ligados às forças de segurança, ao setor da justiça e a instituições particulares de solidariedade social e organizações não governamentais.

Ao longo do dia debateram-se vários temas tais como: ‘os fatores de risco e sinais de alarme indicadores de situações de violência, o impacto da violência na saúde física e mental das vítimas e as suas consequências socioeconómicas’.

Presente na sessão esteve Miguel Paiva, presidente do Conselho de Administração do CHEDV, que deixou vários elogios à iniciativa, referindo que demonstra “a abertura da instituição aos problemas da sociedade e a vontade em dar um contributo para minorar uma questão que, infelizmente, tem vindo a ganhar uma dimensão crescente nos últimos anos”.

Este, deixou ainda um apelo “ao trabalho em rede de todos os organismos da sociedade, desde aqueles que representam a saúde, as forças de segurança, a justiça, a segurança social, as escolas, as autarquias locais e as instituições da comunidade, pois todos são poucos para apoiar as vítimas de violência”.

Em comunicado, o CHEDV revela que “esta iniciativa foi mais um passo em frente para atingir o objetivo de se conseguir proteger e reabilitar as vítimas de violência, sensibilizando e formando os profissionais sobre boas práticas de atuação e articulação com a rede de intervenção da comunidade”.

Assine agora
X