Estudantes do Agrupamento de Canedo visitam Bergkamen
Educação

Projeto ‘Act Responsible, Think Sustainable’Estudantes do Agrupamento de Canedo visitam Bergkamen

No âmbito do programa Erasmus+, três alunas, acompanhadas por dois professores, visitaram a cidade alemã de Bergkamen, de 29 de janeiro a 4 de fevereiro

Sob o tema ‘Life on Land’ – Vida na Terra, no âmbito do programa Erasmus+, os alunos do Agrupamento de Escolas de Canedo (AEC) voaram até à Alemanha para apresentarem os trabalhos desenvolvidos.

Alunos e professores participaram nas aulas de inglês e matemática, visitaram Greenhouse, a marina Runthevisita, a mina Coal de Zeche Zollverein Essen, Rieselfelder Munster e fizeram uma caminhada pela quinta Hof Middendorf.

“O principal objetivo do projeto, intitulado ‘Act Responsible, Think Sustainable’, é utilizar a educação como uma ferramenta para gerar sensibilização sobre questões prevalecentes na Terra, através da criação de um ecossistema autossustentável dentro de cada escola”, esclarece o Agrupamento de Escolas de Canedo, em comunicado.

O referido projeto é levado a cabo por seis parceiros, Portugal, Alemanha, Itália, Espanha, Hungria e Turquia, e envolve um número total de 650 estudantes, com idades compreendidas entre os 11 e os 14 anos, bem como 50 professores. O projeto concentra-se em vários ‘Objetivos de Sustentabilidade’, os mais proeminentes declarados pela ONU, nomeadamente: “Vida debaixo da água; Fontes de energia renováveis e limpas; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Acão Climática; Água Limpa e saneamento; Vida na Terra”.

Como explica o estabelecimento de ensino, cada país parceiro foi responsável por um destes objetivos e criou métodos inovadores para os implementar a nível escolar, adaptados à idade e capacidade dos alunos. “Todas as atividades são baseadas numa abordagem interdisciplinar, de modo a apoiar o ensino destes objetivos de sustentabilidade da forma mais eficaz”, acrescenta o Agrupamento de Canedo, que afiança utilizar “metodologias inovadoras e motivadoras para estimular o interesse dos alunos, tais como metodologias STEM, aprendizagem colaborativa e de pares, aprendizagem pela prática, aprendizagem através de experiências, aprender em  ambientes não formais e ferramentas TIC”.

“Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que constam na agenda da ONU são um apelo global à ação para proteger o meio ambiente e o clima, erradicar a pobreza e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são alguns dos objetivos, para os quais as Nações Unidas apelam ao contributo e ações concretas, a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 – um plano de ação centrado nas pessoas, no planeta, na prosperidade, na paz e nas parcerias”, escreve o agrupamento, que tem como missão “criar seres humanos conscientes, a fim de assegurarem um ambiente habitável e comprometidos em contribuir para os objetivos  da ONU”.

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O AEC salienta ainda que o trabalho desenvolvido, e que espera desenvolver, “reflete de forma exemplar o triângulo de valores do programa Erasmus+: sustentabilidade, inclusão, valores, educação e aprendizagem que veicule um sentimento de pertença à natureza e mudanças de perspetiva em relação à mesma”.

Por último, apela a todos os alunos, professores e pessoal da ação educativa que imaginem e construam em conjunto um futuro sustentável e inclusivo, cuja beleza cative os nossos olhos, as nossas mentes e as nossas almas.

Todos os coordenadores dos países que fazem parte deste projeto trabalharam juntos no projecto eTwinning, intitulado ‘The Real Green Deal’.

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Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
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