Transfeira será gratuito durante a Semana Europeia da Mobilidade
Sociedade

Transfeira será gratuito durante a Semana Europeia da Mobilidade

Medida da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira para incentivar o transporte público

Entre 16 e 22 de setembro, poderá usufruir dos serviços do Transfeira de forma gratuita. A medida foi anunciada quarta-feira, dia 13, pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, como “incentivo ao transporte público e à mobilidade ativa”, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade de 2023.

Além do transporte público gratuito, a Autarquia associa-se à Semana Europeia da Mobilidade com a promoção de um conjunto de atividades desportivas, de sensibilização e de participação pública. “O objetivo é proporcionar diferentes experiências aos diferentes públicos e utilizados, com o propósito comum de estimular mudanças de comportamentos que encorajem a mobilidade ativa”, explica a Câmara Municipal em nota de imprensa.

Ao longo da semana, de 16 a 23 de setembro, serão realizados passeios e caminhadas, e ainda sessões que visam a prevenção rodoviária, estas agendadas para 20 e 21, às 10 horas, na Escola de Educação Rodoviária, em Fiães.

Também no dia 21, pelas 15 horas, o Museu Convento dos Loios acolhe uma ação de sensibilização para o uso de trotinetes elétricas e e-bikes, dirigida à população de uma faixa etária jovem, que contará com a participação da PSP e dos membros do projeto Jovem Autarca.

Quanto à isenção do pagamento no transporte urbano Transfeira, destina-se a viagens ocasionais – entenda-se bilhete individual. Não haverá qualquer custo, também, para participar na sessão pública do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Santa Maria da Feira, um dossiê “definidor da estratégia global de intervenção em matéria de planeamento e gestão da mobilidade e transportes” do território, agendada para dia 22, pelas 18 horas, no Isvouga.

“Ao associar-se, mais uma vez, à Semana Europeia da Mobilidade, o Município perspetiva encorajar mudanças comportamentais a favor da mobilidade ativa, tais como a proteção da qualidade do ar, a mitigação do aquecimento global e a redução do ruído, promovendo e apoiando iniciativas de diferentes tipologias, que permitam chegar aos diferentes públicos”, explica a Câmara Municipal.

Assine agora
Marcelo Brito
JORNALISTA | Curioso assíduo, leitor obsessivo, escritor feroz e editor cuidadoso, um amante do desporto em geral e do futebol em particular.
    X