Museu de Lamas assinala Jornadas Europeias do Património com entradas gratuitas
Cultura

Museu de Lamas assinala Jornadas Europeias do Património com entradas gratuitas

As Jornadas Europeias do Património celebram-se de 22 a 24 de setembro, sob o mote ‘Património vivo’. Durante estes dias, os ingressos no Museu de Lamas são gratuitos

Tendo como principal objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da proteção e divulgação do património nas suas diferentes tipologias, as Jornadas Europeias do Património celebram-se anualmente. Este ano, de 22 a 24 de setembro, as visitas ao Museu de Lamas, em Santa Maria de Lamas, são gratuitas.

Caso prefira uma visita orientada à exposição permanente do Museu, esta também é de ingresso gratuito, pelas 11h e as 14h30 dos referidos dias. No entanto, requer marcação prévia (22 744 74 68 ou geral@museudelamas.pt). Já nos dias 22 e 23 de setembro, entre as 21h30 e as 24h, há visitas noturnas gratuitas.

Recorde-se que o popularmente apelidado de ‘Museu da Cortiça’ alberga a exposição ‘A Sociedade do Cansaço’, que, através de diferentes formas de expressão artística, “procura retratar a época de velocidade e esgotamento em que vivemos”.

É constituída por um conjunto de instalações artísticas levadas a cabo pelo Coletivo B_asculhart e por uma seleção de fotografias com trabalhos exclusivos da autoria do fotógrafo João Pádua. Trata-se de uma organização conjunta do Museu de Lamas com a Basqueiro – Associação Cultural, no âmbito da programação do Festival Basqueiral e da linha iniciada na edição de 2021 da sua extensão artística, o Basqueirart, em que se pretende alargar o espectro de ação à consciencialização e debate de ideias sobre questões incontornáveis do nosso tempo.

O encerramento do Basqueirart’23 está marcado para 24 de setembro, dia em que, pelas 15h, o espaço museológico recebe o espetáculo ‘Transmissão’ resultante da residência artística do artista ‘Frankão, O Gringo Sou EU’ e os avós de Santa Maria de Lamas. Depois da apresentação deste espetáculo,  caberá ao artista ‘Frankão, O Gringo Sou Eu’ abrir as hostilidades, agitando os presentes com as suas letras aguçadas e beats mesclados de sonoridades provenientes do rap, samba, electrónica e funk.

Pelas 19h, os Glockenwise vão dar a conhecer o ‘Gótico Português’, numa das margens que lhes serviu de inspiração, o Museu de Lamas, encerrando-se assim o Basqueirart 2023, ciclo de programação da extensão artística do Basqueiral.

Para mais informações, contacte-nos (22 744 74 68 ou geral@museudelamas.pt) ou visite: http://w3.patrimoniocultural.pt/jep2023/digital/.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X