Selecionadas as turmas finalistas para ‘As Olimpíadas da Cidadania e do Património’
Educação Sociedade

Selecionadas as turmas finalistas para ‘As Olimpíadas da Cidadania e do Património’

Já estão selecionadas as 8 turmas que no dia 13 de maio vão disputar, no Cineteatro António Lamoso, o título de vencedor municipal no concurso ‘As Olimpíadas da Cidadania e do Património’

O desafio foi lançado a todas as turmas dos 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo do Ensino Básico do Concelho para testarem os seus conhecimentos sobre cidadania e património num jogo de tabuleiro online, disponível na plataforma Edufeira – Educação 5.0. Entre fevereiro e abril, os alunos jogaram e contribuíram para a classificação da sua turma.

As turmas selecionadas são: turma FS3 – 4.º ano, Escola Básica de Fonte Seca, AE António Alves de Amorim; turma AV – 3.º ano, Escola Básica de Avenida, AE Coelho e Castro; turma SOU4 – 4.º ano, Escola Básica de Souto, AE de Argoncilhe; turma DM – 4.º ano, Escola Básica de Igreja, Milheirós de Poiares, AE de Arrifana; turma 3A – 3.º ano, Escola Básica de Canedo, AE de Canedo; turma 3/4ºE – 3.º/4.º ano, Escola Básica de Outeiro, Rio Meão, AE de Paços de Brandão; turma A Aldeia – 4.º ano, Escola Básica de Aldeia, Sanfins, AE de Santa Maria da Feira; e turma D – 4.º ano, Escola Básica de Louredo, AE Corga do Lobão.

Segundo o Município, o concurso ‘As Olimpíadas da Cidadania e do Património’ “motiva os alunos a conhecerem a riqueza cultural da sua comunidade local, mas também nacional e mundial, e promove a reflexão de como as nossas ações fazem a diferença, explorando as diferentes dimensões da educação para a cidadania”.

O III Evento Nacional do concurso ‘As Olimpíadas da Cidadania e do Património’ vai decorrer em junho, sendo conhecidas a 24 de maio todas as turmas apuradas para a grande final.

Juventude On The Road

Durante o mês de maio, a carrinha Juventude On The Road leva os projetos e programas do gabinete da Juventude a cerca de 7000 jovens do Concelho, percorrendo todas as escolas básicas do 2.º e 3.º ciclos e secundárias do território.

“Pelas mãos dos técnicos que diariamente contribuem para a construção de uma cidadania ativa, igualdade de oportunidades e participação informada, a iniciativa pretende dar uma resposta sustentada, continuada e eficaz às necessidades da população juvenil”, escreve o município de Santa Maria da Feira.

Este ano a iniciativa tem um especial enfoque nos “17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, que alicerçam os vários projetos do gabinete da Juventude.

A ação decorre pelo segundo ano consecutivo e é uma forma de “manter a proximidade com os jovens que vivem e/ou estudam no Concelho”.

Assine agora
Nélson Costa

administrator
DIRETOR | Jornalista de formação e por paixão. Curioso, meticuloso, bom ouvinte, observador até das próprias opiniões.
    X