Roberto Carlos Reis integra comité da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa
Cultura

Roberto Carlos Reis integra comité da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa

O historiador feirense é “o segundo português a integrar o comité científico da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa”

O convite para integrar o comité científico surgiu na sequência da publicação do livro ‘Las Tradiciones de Semana Santa en España y Portugal’, editado pela Liga dos Amigos da Feira da Coleção Santamariana, e coordenado por Roberto Carlos Reis, reunindo textos da sua autoria e de outros especialistas nas questões da Semana Santa, como Pablo Uribe Ulloa, Demetrio Enrique Brísset, Ricardo Norton, Rui Ferreira e Jesús Contreras Hernández.

“A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa foi constituída em 2019 e o principal objetivo da criação desta rota europeia é promover esforços conjuntos e sinergias para consolidar um modelo que preserve e promova o património da Semana Santa e Pascal de cada uma das comunidades envolvidas”, explica Roberto Carlos Reis.

Integra a rede a Fundação Italiana Federico II, que representa os municípios de Palermo e Caltanissetta, da Sicília, Itália; o município de Birgu, em Malta; a Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga; as Representações da Paixão de Cristo em Skofja Loka, Eslovénia; Caminos de Pasión, Alcalá la Real em Jaén; Baena, Cabra, Lucena, Priego de Córdoba e Puente Genil, em Córdoba e Carmona; e Écija Osuna e Utrera, em Sevilha. Recentemente, a paróquia de Ovar, que coordena a Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Ovar, e os Mistérios da Páscoa, em Idanha-a-Nova, integraram esta rede.

Mais detalhadamente, a Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa tem como objetivo promover e divulgar o património cultural, tanto material como imaterial, relacionado com as comemorações da Semana Santa e da Páscoa, “através de ações que valorizem este património, promovam o desenvolvimento turístico sustentável e contribuam para a salvaguarda do património imaterial através de trabalhos científicos e de investigação”.

De forma a “unir forças e sinergias para consolidar um modelo de estudo, salvaguarda e divulgação do património das tradições da Semana Santa e Páscoa na Europa”, a rede apresentou ao Conselho da Europa a sua candidatura a Itinerário Cultural Europeu.

É assim que surge a criação de um Conselho Científico, que irá “permitir a cooperação na investigação entre os membros da rede, bem como a necessidade de cada uma das celebrações ser investigada por grupos de especialistas multidisciplinares de diferentes regiões da Europa”. O comité científico tem também como missão analisar e emitir pareceres sobre as candidaturas de novos membros da Rede.

Aberto a todas as religiões e crenças que comemoram a paixão e ressurreição de Jesus Cristo, e cujo património cultural é uma referência nas suas respetivas regiões e/ou países, o propósito deste percurso é mostrar a pluralidade de formas de celebração da Semana Santa e Páscoa na Europa.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X