O papel da mulher esteve em destaque na rubrica ‘Conversas no Rancho’
Sociedade

O papel da mulher esteve em destaque na rubrica ‘Conversas no Rancho’

O Rancho Folclórico de S. Tiago de Lobão realizou a primeira sessão da rubrica ‘Conversas no Rancho’, intitulada ‘O Papel da Mulher na Sociedade’, a 28 de abril.

A sessão contou com a presença de quatro oradoras, “que desempenham um papel ativo na sociedade”, nomeadamente Marina Perestrelo, coordenadora dos Conselheiros Técnicos da área etnográfica Douro Litoral – Sul da Federação do Folclore Português; Maria José Rola, psicóloga e fundadora da empresa Emoções Positivas; Mónica Gomes, investigadora no Laboratório de Investigação Pedagógico da Liga Portuguesa Contra o Cancro e Presidente da ACAL – Associação Cultural e Artística de Lourosa; e Andreia Mortágua, representante do Movimento Democrático de Mulheres do núcleo de Aveiro.

A moderação da conversa ficou a cargo de Isabel Silva, secretária da Assembleia Geral do Rancho Folclórico de S. Tiago de Lobão. “A escolha do tema para a primeira conversa recaiu sobre o facto de a associação ter na sua génese o folclore e a etnografia dando, por isso especial atenção à história da comunidade envolvente e à sua evolução ao longo dos tempos, mas também pela recente celebração do 50.º aniversário da Revolução do 25 de Abril, que abriu um leque de oportunidades e conquistas para a mulher com a destituição do Estado Novo”, explicou Isabel Silva.

O público, constituído por mulheres e homens, de diferentes idades, acompanharam atentamente a conversa, que se focou na evolução do papel da mulher ao longo dos anos. Segundo refere o Rancho de S. Tiago de Lobão, em nota de imprensa, foram abordados temas “relativos às complexidades da evolução da mulher na sociedade, as barreiras que lhe são impostas, por vezes de forma inconsciente, por parte da sociedade na qual se insere, a importância do seio familiar e a educação na mitigação de certas crenças estereotipadas, além da importância de a mulher agir como um coletivo e continuar a lutar pelos seus direitos”.

‘Conversas no Rancho’ tem como objetivo promover conversas e debates saudáveis, sobre temas relevantes na sociedade, desmistificar conceitos e alargar visões.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X