Lusitânia de Lourosa com saldo positivo no arranque da 1.ª Divisão de juniores
Desporto Futebol

Lusitânia de Lourosa com saldo positivo no arranque da 1.ª Divisão de juniores

Pupilos de João Alves somam cinco pontos nas primeiras quatro jornadas

Os campeonatos nacionais do futebol de formação português já tiveram o seu início, e de Santa Maria da Feira destaca-se a presença dos juniores do Lusitânia de Lourosa na 1.ª Divisão do escalão, após terem erguido o troféu de campeão da 2.ª Divisão na época transata.

Ao leme da equipa encontra-se João Alves, técnico que chegou a Lourosa proveniente do rival Feirense – orientou, com mestria, a equipa de juvenis dos fogaceiros em 2022/23 –, substituindo Filipe Gonçalves.

Nas primeiras quatro jornadas, os lusitanistas averbam cinco pontos, que permitem ocupar o 8.º lugar da Zona Norte, após uma vitória, duas igualdades e um desaire. A estreia deu-se frente ao atual campeão nacional de juniores, o Famalicão, registando-se uma igualdade a dois (2-2), seguindo-se uma derrota na visita a Paços de Ferreira (2-1). A estreia a vencer ocorreu a 26 de agosto, na receção ao Vizela. O segundo empate aconteceu na deslocação ao reduto do Boavista (1-1). Curiosamente, é a um defesa-central – Rodrigo Braga, ex-Feirense – que pertence o registo de melhor marcador, com dois tentos apontados.

Ainda no escalão de juniores, mas na 2.ª Divisão, o Feirense, inserido na Série B, é detentor de um registo 100% vitorioso, com duas vitórias – frente a Paços de Ferreira B (1-3) e Sp. Espinho (1-4) – em outras tantas partidas disputadas. Simão Pereira, com quatro golos, ajuda a turma orientada por João Almeida a ser o melhor ataque.

Juvenis

Em juvenis, invertem-se os papéis quanto à presença na 1.ª e 2.ª divisões. O Feirense milita no mais alto patamar nacional para o escalão, ocupando a penúltima posição da Série Norte, averbando três pontos em quatro jogos: venceu o Padroense por 5-0, mas perdeu com Sp. Espinho (2-0), FC Porto (0-3) e Boavista (2-1).

Na divisão inferior, o Lusitânia de Lourosa partilha a liderança com Salgueiros e Famalicão B. As três equipas somam seis pontos nas primeiras duas jornadas; nenhuma consentiu qualquer golo. Os triunfos lusitanistas deram-se com Diogo Cão (2-0) e Taboeira (0-1).

Iniciados

Em sub-15, o Feirense é o único representante concelhio nos nacionais, mais precisamente na 1.ª Divisão, que faz com que o clube da cidade sede do Município marque presença nos campeonatos nacionais dos três escalões de formação.

Em duas partidas, igualou-se com o Alverca (1-1) e perdeu com o União de Leiria (2-3).

Assine agora
Marcelo Brito
JORNALISTA | Curioso assíduo, leitor obsessivo, escritor feroz e editor cuidadoso, um amante do desporto em geral e do futebol em particular.
    X