Jogar nas contas indiretas da subida
Desporto Futebol

Jogar nas contas indiretas da subida

O Feirense recebe o Farense, já este sábado, numa jornada que pode ser decisiva para as contas da subida direta dos algarvios. Os fogaceiros têm ainda a ambição de aumentar o número de jogos sem perder e segurar um lugar no top cinco

Feirense e Farense defrontam-se este sábado, 29 de abril, pelas 11 horas, no Estádio Marcolino Castro, em jogo a contra para a 30.ª jornada da Segunda Liga.

Ambos os conjuntos apresentam-se em fases positivas da época, mas já com ambições completamente distintas. Os algarvios, treinados por um ‘velho conhecido’ do emblema de Santa Maria da Feira, José Mota (garantiu a última subida dos fogaceiros à Primeira Liga, em 2015/16, depois de substituir Pepa nos comandos da equipa nas nove jornadas finais), quem vêm de três vitórias consecutivas, seguem no último lugar do pódio (de acesso ao play-off de subida), mas têm apenas menos dois pontos conquistados que o Estrela da Amadora, 2.º classificado (subida direta). Por outro lado, o conjunto orientado por Rui Ferreira está fora da luta pelos lugares de subida, mas não perde há seis jogos (quatro vitórias e dois empates, o último na ronda anterior, sem golos, no terreno do Nacional da Madeira) e quer segurar um lugar no top cinco do campeonato, precisamente o lugar que ocupa atualmente.

O histórico de confrontos também promete muito equilíbrio. Em 13 jogos disputados, o Feirense venceu quatro, enquanto o Farense apenas três, registando-se ainda seis empates. Nos golos marcados, 17 para os fogaceiros, 16 para os algarvios. Na 1.ª volta, houve um empate sem golos.

No jogo anterior, Lucas Silva e Ronaldo Camará — ambos substituídos no decorrer do encontro — foram as surpresas no 11 de Rui Ferreira, mas, pelo menos, o lateral/ala brasileiro não manterá a titularidade, pois está castigado (Fábio Espinho, por lesão, é o outro indisponível), devendo entrar Tiago Dias para o seu lugar. Oche e/ou João Tavares também podem voltar às escolhas iniciais.

Alteração dos estatutos vai a discussão e votação

À margem do futebol profissional, o Clube Desportivo Feirense irá realizar uma assembleia geral extraordinária no próximo dia 5 de maio, pelas 20h30, na sala António Lino, no Estádio Marcolino Castro, para discussão de propostas de alteração dos estatutos do clube e respetiva votação.

Recorde-se que, em entrevista ao Correio da Feira, publicada a 11 de novembro de 2022 (edição n.º 6219), o presidente Rodrigo Nunes, apontou as seguintes principais propostas de alterações: passar de “dois para três anos [de mandato], com possibilidade de renovar mais um ano”; do número de votos por sócio, ao passar a haver “a obrigatoriedade de ter, pelo menos, um ano de associado para se poder votar nas eleições e definir quatro patamares no número de votos por sócio”, com, no máximo, um sócio do Feirense a poder ter “cinco votos”; e o terminar com a diretriz de ser “o Conselho Geral a escolher o presidente, ou seja, há eleições, mas antes das mesmas quem escolhe o presidente é o Conselho Geral”, (…) “para que qualquer associado com mais de cinco anos de sócio possa candidatar-se às eleições, ou seja, “só havendo um vazio diretivo é que continuará a caber ao Conselho Geral encontrar um presidente”.

Assine agora
Nélson Costa

administrator
DIRETOR | Jornalista de formação e por paixão. Curioso, meticuloso, bom ouvinte, observador até das próprias opiniões.
    X