II Capítulo da Comenda Templária de Santa Maria da Feira decorreu na Igreja Matriz
Cultura

II Capítulo da Comenda Templária de Santa Maria da Feira decorreu na Igreja Matriz

A Igreja Matriz de Santa Maria da Feira recebeu o II Capítulo da Comenda Templária de Santa Maria da Feira – Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém (OPCTJ), a 6 de agosto.

A leitura e aprovação da ata do último Capítulo; instalação de oficiais do conselho local; propostas de admissão de postulantes e proposta de postulantes a escudeiros foram alguns dos pontos debatidos.

Assim sendo, os oficiais do conselho local integram os seguintes elementos: António Duarte Resende Pereira Sebe (comendador); Manuel Duarte Resende Pereira Sebe (chanceler); Manuel António de Oliveira Resende Santos (secretário); Benilde Gonçalves Teixeira (tesoureiro); Ana Jorge de Oliveira Resende Santos (referendário); e Ivone Tomaz dos Santos Morgado (esmoler).

Após a instalação de oficiais do conselho local foram apresentados os nomes dos postulantes, a serem propostos a consagração na Comenda de Santa Maria da Feira – da Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém: Rosa de Andrade Araújo, Luís Araújo e Mário Oliveira. Seguidamente, foi proposta a admissão a escudeiros dos seguintes postulantes, a serem confirmados pelo Magistério: Maria de Fátima Ferreira e Roberto Carlos Reis.

O Capítulo terminou com uma visita guiada pelo património religioso, dinamizada por Roberto Carlos Reis.

Atualmente, a Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém (OPCTJ) divide-se em 13 Comendas, tendo a de Santa Maria da Feira sido instalada através do I Capítulo Local em 25 de fevereiro do corrente ano. A OPCTJ visa a preservação e a emulação dos ideais históricos da antiga cavalaria do Templo de Jerusalém, a preservação das suas tradições e do seu património, incluindo a instituição e a manutenção de acervos históricos, museus, bibliotecas e repositórios de trabalhos artísticos ou objetos de interesse histórico, a promoção e o patrocínio de atividades e de projetos que reforcem o espírito e a moral da humanidade.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X