Feirense presta homenagem póstuma a Orlando Oliveira na gala do clube
Desporto Futebol

Feirense presta homenagem póstuma a Orlando Oliveira na gala do clube

Homenagem emocionada ao ex-atleta e treinador da formação (andebol) foi um dos momentos mais marcantes da XIX Gala do Clube Desportivo Feirense. Washington, Joaquim Andrade e Danny Tavares entre os vários premiados

O Grande Auditório do Europarque, mais de 1300 lugares, encheu-se na sua totalidade para o regresso da Gala do Clube Desportivo Feirense, que não se realizava desde 2019. A sala foi ‘pequena’ para acolher todos os sócios, simpatizantes e parceiros do clube, que marcaram presença na noite de consagração desportiva, realizada a 21 de outubro.

Entre os 18 galardões atribuídos nas diferentes categorias de ‘melhores do ano’, destaque para Washington, distinguido como melhor jogador do ano do futebol profissional, Joaquim Andrade, do ciclismo, como ‘Treinador do Ano’, e Danny Tavares, do Grupo Tavares, que agrega, entre outras, a ABTF, principal patrocinadora da equipa profissional de ciclismo do Feirense, como ‘Personalidade do Ano’.

No entanto, aquele que, muito provavelmente, terá sido o momento mais marcante da XIX gala do clube fogaceiros aconteceu com a homenagem da equipa de andebol ao precocemente falecido, em abril deste ano, Orlando Oliveira, ex-jogador do clube de Santa Maria da Feira e treinador da formação.

Na gala, foram também atribuídos seis troféus aos campeões nacionais e mundiais, individuais e coletivos, do clube: na ginástica, Maria Santos, campeã nacional de trampolim Individual; no atletismo, Andreia Santos, campeã mundial de corta-mato e campeã mundial de estrada (masters), David Moura, campeão nacional olímpico jovem e aos campeões nacionais de corta-mato curto; no trail, a Fábio Barbosa, campeão nacional de endurance; e aos campeões nacionais de basebol.

Foram, ainda, entregues emblemas de prata e ouro aos associados com mais de 25 e 50 anos de filiação ininterrupta.

Em discurso durante a cerimónia, o presidente do Clube Desportivo Feirense, Rodrigo Nunes, mostrou a sua satisfação pelo retomar das galas do clube, sublinhou o crescimento do mesmo, em número de atletas — “de 700 para mais de 1200” — e modalidades — “mais três, aumentando-as para 12” no total —, parabenizou os sucessos desportivos e todos os premiados, e apontou ao futuro: “sabemos o que temos e o que somos. Mas sabemos também o que queremos ter e o que queremos ser. O tempo em que o objetivo era sermos os melhores da nossa terra, já lá vai. Hoje, tal como no futuro, queremos ser uma das maiores referências desportivas do nosso país”, apontou.

Para esse desiderato, Rodrigo Nunes destacou a importância dos patrocinadores e parceiros, de “profissionalizar” os departamentos do clube e, em particular, aumentar as infraestruturas do complexo desportivo. “Se, já em 2002, sonhando com a dimensão do Feirense de agora, adquirimos 11 hectares de terreno, onde construímos seis relvados, com um projeto para mais dois, uma piscina, dois ginásios e uma área coberta com cerca de dez mil metros quadrados, onde existem 20 balneários e um sem número de salas e gabinetes de apoio. Para albergar todas as nossas modalidades de pavilhão, não é apenas um que nos satisfará. Por isso, queremos construir, não um, mas seis espaços de treino e de jogo, para que todos os nossos atletas dessas modalidades possam praticar o seu desporto favorito no mesmo espaço”, ambicionou, terminando o discurso com palavras dirigidas ao presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, e ao vereador do Desporto, Mário Jorge Reis: “sei que parece uma loucura e uma obra megalómana, já outros pensavam assim em 2002, mas o nosso passado recente e a obra já feita permite-nos, pelo menos, mantermos a nossa ambição e a certeza que somos capazes. Sei que teremos da vossa parte e da Autarquia um apoio incondicional, porque só assim o sonho de todos os feirenses, dos nossos atletas e dirigentes, será uma realidade”.

Confira os 18 troféus atribuídos de melhores do ano na XIX Gala do CD Feirense:

» Futebol de Formação Feminino – Beatriz Duarte

» Voleibol – Mariana Lima Rodrigues

» Formação de Futebol de 7 masculino – Salvador Costa

» Atletismo – David Moura

» Futebol feminino – Inês Ribeiro

» Ginástica – Mariana Rocha

» Trail – Fábio Barbosa

» Formação Futebol de 11 Masculino – Gonçalo Almeida

» Basebol – Wilfre Delgado

» Judo – Gabriel Sá

» Natação – Rafael Moreira Assunção

» Futebol Profissional – Washington

» Andebol – Simão Castro

» Ciclismo – António Carvalho

» Treinador – Joaquim Andrade

» Dirigente – Bráulio Pinho

» Sócio -– Paulo Caetano

» Personalidade – Danny Tavares

Regresso da Segunda Liga

No que ao futebol sénior diz respeito, depois da pausa nas competições — respeitante ao calendário das seleções — e da eliminação da Taça de Portugal, na 3.ª eliminatória, diante do Mafra (3-1, após prolongamento, após uma igualdade a uma bola no tempo regulamentar), naquele que foi o regresso do Feirense às derrotas, depois de três vitórias seguidas (duas para o campeonato e, antes, uma para a prova rainha), a equipa orientada por Ricardo Sousa volta a competir na Liga 2, com a receção ao líder AVS, em jogo a contra para a 8.ª jornada, agendado para este domingo, 29 de outubro, às 14 horas.

Assine agora
Nélson Costa

administrator
DIRETOR | Jornalista de formação e por paixão. Curioso, meticuloso, bom ouvinte, observador até das próprias opiniões.
    X