Exposição fotográfica ‘Máscaras e Cencerros’ de Nuno Feliz patente na Casa da Cultura
Cultura

Exposição fotográfica ‘Máscaras e Cencerros’ de Nuno Feliz patente na Casa da Cultura

Integrada no 11.º Festival Internacional de Fotografia iNstantes24, a exposição ‘Máscaras e Cencerros’, do fotógrafo Nuno Feliz, estará patente até ao dia 26 de maio, na Casa da Cultura, em Lourosa.

Natural do Porto, Nuno Feliz colabora, desde 2011, com a Red(e) da Máscara Ibérica e a Progestur como fotógrafo oficial na recolha de imagens sobre as máscaras tradicionais que animam os Ritos do Solstício de Inverno na Península Ibérica. Da referida colaboração nasceu inclusive uma coleção de livros ‘Rituais com Máscaras’, que retratam estas tradições que ainda subsistem no nosso país, nomeadamente a Bugiada de Sobrado com fotos da sua autoria.  

“O nome da exposição ‘Máscaras e Cencerros’ é uma tentativa de ligar os dois países de onde estas máscaras são originais, Portugal e Espanha. Máscara que se diz e escreve do mesmo modo e os Cencerros que são os chocalhos, indissociáveis destes estranhos e demoníacos seres que animam as Festas do Solstício de Inverno”, refere o fotógrafo, em nota de imprensa.

Os referidos rituais surgem nos dias 25 e 26 de dezembro, passando pelo Dia de Reis e estendendo-se até à Quarta-feira de Cinzas. Segundo Nuno Feliz, ainda subsistem principalmente em pequenas aldeias do norte de Portugal, como Podence, Ousilhão e Lazarim, assim como em muitas do norte de Espanha, estendendo-se da Galiza, passando pelas Astúrias, Castilla y Leon até ao País Basco, tais como Xinzo de Limia, Viana do Bolo, Valdesoto, Alsasua.

A visita à exposição requer marcação na Junta de Freguesia de Lourosa.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X