Docentes feirenses participaram em formação sobre ferramentas digitais na Roménia
Educação

Docentes feirenses participaram em formação sobre ferramentas digitais na Roménia

Liliana Relva, professora de Inglês, na Escola Profissional de Paços de Brandão, e Emília Cardoso, professora de Biologia, no Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira, participaram, durante três dias, na formação do projeto Stairway to SDG 3.0, na cidade romena de Arad.

Juntamente com vinte e dois professores e profissionais europeus (romenos, espanhóis, italianos, gregos e belgas), tiveram a oportunidade de fazer parte do programa de formação sobre a utilização de ferramentas digitais concebidas para trabalhar o conceito de sustentabilidade nos cursos de ensino e formação profissional.

Desenvolver uma plataforma de b-learning e um jogo 2D, que servirá de apoio a todos os professores para ensinarem os alunos sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), é o principal objetivo da formação.

“A formação internacional tem um papel bastante importante na vida de um professor, pois permite-lhe ‘sair da bolha’ da sua escola e do seu país, contribuindo para o seu constante processo de autorreflexão. Testar a plataforma e o jogo 2D do projeto Stairway to SDG 3.0 foi bastante interessante, motivador e divertido, com alguns momentos de frustração pelo meio. No entanto, até estes momentos de resolução de problemas e de ultrapassar obstáculos são importantes para a formação do caráter, tanto do professor como dos alunos. Ao mesmo tempo que joguei, aprendi”, refere Liliana Relva, em comunicado de imprensa enviado pela Rosto Solidário, uma das parceiras do projeto.

Depois de largas horas de trabalho e de contributo para melhorar a plataforma e jogo 2D, as duas docentes implementarão experiências-piloto, utilizando estas ferramentas digitais, nas salas de aula. “Um professor tem de estar em constante mudança, evolução e aprendizagem para poder acompanhar e adaptar-se, tanto o mundo que o rodeia como as diferentes gerações de alunos. A formação internacional é um fator facilitador e enriquecedor deste processo”, sublinha Liliana Relva.

A professora de Biologia, Emília Cardoso, acrescenta que esta oportunidade internacional “permitiu identificar algumas dificuldades comuns da prática letiva e apontaram-se algumas possíveis formas e ferramentas para minimizar algumas dessas dificuldades. Estas experiências contribuem para manter o entusiasmo, a criatividade e a adaptabilidade necessárias à atividade diária de um professor”.

O projeto Stairway to SDG 3.0 é cofinanciado pelo programa Erasmus+ da União Europeia e é liderado pela organização espanhola Amycos, sendo implementado em parceria com a Rosto Solidário, a Universidade belga Odisee, o Centro Ambiental Mediterrânico da Grécia, bem como as empresas de economia Predict, da Roménia, Tyto, de Itália, e Idycos, de Espanha.

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Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
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