Asma: o que é, sintomas e tratamento
Opinião Saúde

Asma: o que é, sintomas e tratamento

O que é?

A asma é uma doença inflamatória crónica respiratória que se estima que afete cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo.

É caracterizada por uma obstrução brônquica variável total ou parcialmente reversível. Pode ser agravada ou despoletada pelo contacto com alergénios (como pó/ácaros, pólen ou pêlo de animais), exposição ao fumo de tabaco, ao frio, infeções virais, exercício físico, ou determinados medicamentos.

Apesar de habitualmente surgir na infância, pode afetar pessoas de todas as idades.

Quais os sintomas?

Os sintomas principais são tosse, pieira, falta de ar e aperto torácico. Muitas vezes existe limitação ao exercício físico ou despertares noturnos por tosse ou dificuldade em respirar.

Estes sintomas nem sempre estão presentes, podendo ocorrer sazonalmente (por exemplo agravar na primavera com exposição a pólen, piorar no inverno com ambientes mais frios e húmidos ou infeções respiratórias), com o exercício físico ou a exposição a determinados odores ou fumos.

Quando procurar ajuda médica?

Os sintomas são muitas vezes desvalorizados pelo doente o que pode atrasar a procura de ajuda médica e o início de tratamento. Perante os sintomas acima mencionados é importante recorrer a uma consulta. Em casos mais graves sem acompanhamento médico e respetivo tratamento, a doença pode mesmo ser fatal.

A asma é uma doença crónica pelo que não existe cura. Contudo é possível controlar os seus sintomas e ter uma vida normal sem qualquer limitação física.

Como se diagnostica?

O diagnóstico é feito pela história clínica e a comprovação da reversibilidade da obstrução através de exames como a espirometria. O médico também pode pedir exames como radiografia do tórax, análises sanguíneas ou testes cutâneos que comprovem alergias.

Como tratar?

A maioria das pessoas com asma consegue controlar a sua doença através de medicação com corticóides inalados e broncodilatadores (utilizando inaladores). É igualmente importante evitar a exposição a fatores que desencadeiem as crises como os alergénios e prevenir infeções respiratórias.

Pode ainda haver necessidade de utilizar imunoterapia específica (vacinas) para controlar as alergias.

Nas situações mais graves em que os tratamentos acima referidos não sejam suficientes poderá ser necessária a utilização de corticóides orais (comprimidos). Nos últimos anos a utilização de tratamentos biológicos em casos específicos tem vindo a revolucionar a asma grave, permitindo inclusivamente a suspensão dos corticóides orais.

Assine agora
X