Afonso Eulálio ‘aquece’ para a Volta a Portugal
Desporto Modalidades

Afonso Eulálio ‘aquece’ para a Volta a Portugal

Além de conquistar a camisola da juventude, foi 6.º no Troféu Joaquim Agostinho, competição ganha pelo vencedor da Volta a Portugal de 2022, Mauricio Moreira, da Glassdrive/Q8/Anicolor, equipa que ocupou todos os lugares do pódio da geral

Faltam sensivelmente três semanas para o início da Volta a Portugal e as equipas que irão integrar o pelotão da prova preparam-se a todo o gás. Algumas estiveram presentes na edição de 2023 do Troféu Joaquim Agostinho, com a ABTF Betão-Feirense a ganhar protagonismo, principalmente através do desempenho de Afonso Eulálio.

Sem António Carvalho na fileira, que continua a recuperar de uma lesão sofrida no ombro esquerdo, após queda durante um treino, foi Afonso Eulálio a brilhar pela ABTF Betão-Feirense, conseguindo chegar ao 6.º lugar da classificação geral, e ao 1.º nas contas da camisola da juventude.

Foi no terceiro dia, e já a ocupar a liderança da juventude, que Afonso Eulálio mostrou estar preparado para as difíceis tiradas da Volta a Portugal. Na etapa rainha da competição, com saída da Lourinhã, foram pedalados 185,8 quilómetros, com a fuga do dia a resultar até à aproximação para a última subida. Nas rampas do alto do Montejunto, entre os muitos ataques, Frederico Figueiredo, da Glassdrive/Q8/Anicolor, foi o mais forte na reta da meta, à frente do colega de equipa Mauricio Moreira, que com o 2.º lugar conquistou a camisola amarela.

Nessa etapa, pela ABTF Betão-Feirense, Afonso Eulálio deu espetáculo. Esteve entre os mais fortes, terminando às portas do pódio e ainda viu o companheiro Ivo Pinheiro ficar perto do top-10 (foi 11.º). Quanto à geral, os dois corredores ‘fogaceiros’ foram 6.º e 17.º classificados, respetivamente.

A equipa de Joaquim Andrade, diretor-desportivo, foi ainda representada por Pedro Andrade (37.º), Francisco Pereira (61.º), Barry Miller (76.º), Tiano da Silva (82.º) e Santi Mesa (94.º).

Individualmente, camisola da juventude para Afonso Eulálio, coroando-se como o melhor jovem de todo o pelotão durante a 46.ª edição do prestigiado Troféu Joaquim Agostinho, enquanto Tiano da Silva ficou-se pelo 6.º lugar dessa classificação.

Assine agora
Marcelo Brito
JORNALISTA | Curioso assíduo, leitor obsessivo, escritor feroz e editor cuidadoso, um amante do desporto em geral e do futebol em particular.
    X