União de Lamas e Fiães eliminados da Taça de Aveiro nos penáltis
Desporto Futebol

União de Lamas e Fiães eliminados da Taça de Aveiro nos penáltis

Também Relâmpago Nogueirense, Sanguedo e Romariz ficam pelo caminho. Já só se mantêm três equipas de Santa Maria da Feira em prova

Nem o Natal fez abrandar o ritmo competitivo futebolístico no distrito de Aveiro, com a realização da 3.ª eliminatória da Taça de Aveiro, no dia 23 de dezembro. Porém, ainda antes, a 16 e 17, entraram em cena Relâmpago Nogueirense e Sanguedo, que acabaram eliminados, respetivamente, por Carregosense (2-0) e Valonguense (2-1).

Em Carregosa, Oliveira de Azeméis, Paulinho (43’) e Nuno Soares (75’) carimbaram a passagem da formação orientada por Luís Miguel Martins, enquanto em Valongo do Vouga, foram André Neto (15’) e Figo (76’) a levarem os visitados para a próxima ronda, tendo Pedro Oliveira, já em período de compensação (90+2’), reduzido para os sanguedenses.

Já a 23 de dezembro, entraram em cena os cinco clubes de Santa Maria da Feira que disputam o Campeonato SABSEG, e ainda o Romariz, da 2.ª Divisão, que saiu goleado, 5-0, da visita ao Pampilhosa, cujos golos foram da autoria de Samuel Garrido (6’), Michael Santos (17’), Siriki Camará (30’), Lucas Soares (87’) e Rafael Rocha (90’).

Quem também saiu de prova foi o União de Lamas, que sob o comando técnico de Fernando Pereira ainda não tinha perdido qualquer jogo, ‘caindo’ nos penáltis com o Oliveira do Bairro, depois de uma igualdade a três (3-3) no tempo regulamentar.

Os líderes isolados do Campeonato SABSEG viram-se em desvantagem aos 11’, valendo o golo de Joni Manafá, mas Zé António respondeu prontamente (16’). Na 2.ª parte, Miguel Mendonça bisou (69’ e 83’) e quando parecia que a eliminatória não iria fugir aos pupilos de Zé Carlos, Joãozinho e Emanuel Alves, com golos no período de compensação (90+3’ e 90+5’), levaram a decisão para a marca dos 11 metros, onde os falcões foram mais eficazes.

Também foram precisos os penáltis para encontrar o vencedor do dérbi entre Canedo e Fiães, realizado nas Valadas, depois de um empate, 2-2, nos 90 minutos. Pedro Freitas adiantou os fianenses aos 32’, Fabinho respondeu aos 46’, Pedro Freitas devolveu a vantagem aos forasteiros, de grande penalidade, aos 51’, bisando assim na partida, e Mohamed adiou a decisão aos 86’. No desempate, os pupilos de André Canedo superiorizaram-se.

Lobão e Paços de Brandão juntam-se ao Canedo, após carimbarem a passagem à 4.ª ronda com triunfos sobre Mansores (2-1) e Mealhada (3-0), respetivamente.

Frente a um clube de uma divisão inferior, a turma comandada por Tiago Leite chegou à vantagem apenas na etapa complementar, com tento da autoria de Fredinho (59’), com o segundo e o terceiro a surgirem já dentro dos últimos cinco minutos, através de Carlos Oliveira (85’) e Samuel Vivas (87’).

Já a formação às ordens de Miguel Rapinha esteve em desvantagem, depois de Rafael Almeida colocar os arouquenses na frente (35’), mas deu a reviravolta na etapa complementar, entrando a todo o gás na 2.ª parte: Mica, de penálti, fez o empate logo aos 46 minutos. Foi à entrada para os últimos 15’ que Yemi resolveu a partida.

Contas feitas, Paços de Brandão, Lobão e Canedo seguem para a próxima ronda. Também estarão presentes na 4.ª eliminatória: Fermentelos, Cesarense, Sp. Espinho, Esmoriz, Alba, Pampilhosa, Ovarense, Estarreja e Oliveira do Bairro (Campeonato SABSEG) e Carregosense, Valonguense, Macieira de Cambra e Vista Alegre (1.ª Divisão).

Assine agora
Marcelo Brito
JORNALISTA | Curioso assíduo, leitor obsessivo, escritor feroz e editor cuidadoso, um amante do desporto em geral e do futebol em particular.
    X