Trabalhos no Castelo suspensos até estarem reunidas “todas as condições de segurança”
Sociedade

Trabalhos no Castelo suspensos até estarem reunidas “todas as condições de segurança”

Causas da derrocada de parte da muralha do Castelo “estão a ser apuradas pelos técnicos intervenientes na obra”

O mau tempo em Portugal continental, sobretudo na região Norte, no passado fim de semana, terá motivado a derrocada de uma parte do Castelo de Santa Maria da Feira, que se encontrava em obras de consolidação. Ainda sem garantias, neste momento, empreiteiro, projetistas e fiscalização – técnicos intervenientes na empreitada – estão “a apurar as causas”.

Durante a madrugada de domingo, ruiu parte da muralha do ex-líbris feirense, sujeita há vários meses a uma reabilitação por apresentar fissuras, tendo se registado “danos materiais (andaimes e estruturas da obra)”.

Ainda segundo a Autarquia, “a derrocada não coloca em risco a Torre de Menagem, nem a segurança do Castelo, mantendo-se visitável”. No entanto, de momento, a obra – Consolidação Estrutural e Reabilitação da Muralha e Ruína do Paço do Castelo de Santa Maria da Feira – encontra-se parada. “Todos os trabalhos do contrato da empreitada estão suspensos até que o empreiteiro apresente, junto da Câmara Municipal, evidências de que estão reunidas todas as condições de segurança para retomar os trabalhos”,esclarece o presidente Emídio Sousa.

Sobre o parque temático de Natal de Santa Maria da Feira, Perlim, cuja organização anunciou que, este ano, voltaria a integrar o Castelo – as obras da primeira fase da reabilitação estavam praticamente concluídas –, o edil afirma que “o objetivo se mantém, mas será melhor avaliado na próxima quinta-feira”.

Pedro Brandão, PMP®️

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X