Soam os alarmes
Desporto Futebol

Soam os alarmes

Após averbar o terceiro jogo consecutivo sem vencer, o Feirense ocupa o 15.º lugar da Segunda Liga, apenas um acima do lugar que obriga à disputa de um play-off de manutenção/descida

Depois de perder, na segunda-feira, no terreno do Penafiel, por 2-1, a equipa treinada por Ricardo Sousa volta a entrar em campo no domingo, 4 de fevereiro, pelas 15h30, para defrontar o Académico de Viseu, no Estádio Marcolino Castro, em partida a contar para a 20.ª jornada da Liga 2.

Pressionados pelos recentes maus resultados — não vence há três jogos (iguala a pior fase da época sem ganhar, ainda que das outras duas vezes tenha averbado três derrotas seguidas) — e pelo cada vez mais perigoso aproximar dos lugares de despromoção, os fogaceiros estão quase obrigados a vencerem o adversário de Viseu, que, em sentido contrário, segue na melhor fase de resultados da época, pois não perde há oito jogos, registando quatro vitórias e quatro empates (o último dos quais na jornada anterior, em casa, sem golos, frente ao Tondela).

No Feirense, relativamente à derrota em Penafiel, muitas dúvidas sobre o sistema tático que Ricardo Sousa irá apresentar e, consequentemente, no 11 inicial. Se na habitual linha de três centrais na defesa, ou numa linha de quatro, solução adotada ainda na 1.ª parte do jogo contra os durienses, numa altura em que a equipa da casa já vencia por 2-0.

No longo histórico de 55 confrontos entre Feirense e Académico, larga vantagem para o emblema de Santa Maria da Feira: 27 vitórias contra 12 dos viseenses, registando-se ainda 16 empates.

Entretanto, em matéria de reforços (ver caixa) a SAD apresentou o quinto reforço de inverno (e possivelmente último). Trata-se do médio ofensivo/extremo Olamide Shodipo, de 26 anos, internacional pelos escalões jovens da República da Irlanda (tem dupla nacionalidade nigeriana), proveniente do Lincoln City (nove jogos e um golo, em 2023/24), da League One, correspondente à 3.ª Liga de Inglaterra. O novo número 25 dos fogaceiros chega a Santa Maria da Feira depois de ter representado ainda clubes como o Queens Park Rangers ou o Sheffield Wednesday, onde disputou o Championship (2ª Liga Inglesa) durante quatro épocas e agora é mais uma opção para o ataque da equipa orientada por Ricardo Sousa.

Sub-19 apurados para a fase de subida

Depois de vencerem o Gondomar (1-4, com golos de Afonso Oliveira, Alexandre Pedro e um bis de Ivo Almeida) na última jornada da primeira fase, os juniores do Feirense, orientados pelo jovem técnico João Almeida, de 25 anos, terminaram no primeiro lugar da II Divisão Nacional, Série B e conquistaram uma das vagas para disputarem a subida ao patamar mais alto do escalão.

Destaque individual para o ponta-de-lança Ivo Almeida, 19 anos, que apontou 17 golos, em 17 jogos, na 1.ª fase.

Na 2.ª fase – Subida, as 12 equipas serão distribuídas em duas séries de seis, por localização geográfica, e o Feirense ficará incluído na série mais a norte, juntamente com outras cinco equipas que jogarão entre si, duas vezes e por pontos, uma na qualidade de visitado e outra na qualidade de visitante, conforme sorteio.

Os três clubes melhor classificados em cada uma das séries, num total de seis clubes, sobem automaticamente ao Campeonato Nacional Sub-19 I Divisão. Os vencedores de cada série vão disputar o título da II Divisão.

Assine agora
Nélson Costa

administrator
DIRETOR | Jornalista de formação e por paixão. Curioso, meticuloso, bom ouvinte, observador até das próprias opiniões.
    X