Roberto Carlos Reis lança ‘Ases do Pedal de Santa Maria da Feira’
Cultura

Roberto Carlos Reis lança ‘Ases do Pedal de Santa Maria da Feira’

O professor universitário Roberto Carlos Reis procedeu ao lançamento do livro ‘Ases do Pedal de Santa Maria da Feira’, antes do arranque da etapa rainha da edição 2023 da Volta a Portugal

O lançamento da obra decorreu na zona da partida para a 9.ª etapa da edição 2023 da Volta a Portugal, que ligou Paredes ao alto da Nossa Senhora da Graça, em Mondim de Basto, e contou com figuras de renome da modalidade, corredores, dirigentes, patrocinadores e diretores desportivos.

Natural de Santa Maria da Feira, Roberto Carlos Reis, licenciado em História e doutorado em Turismo, Lazer e Cultura, assume-se fã incondicional da modalidade, recordando na obra lançada a tradição das duas rodas no Concelho, com especial enfoque para as vitórias dos corredores feirenses. Há ainda espaço para capítulos sobre a importância da mulher na história do ciclismo; o ciclismo feminino em Santa Maria da Feira; e o Monumento ao Ciclista de Santa Maria da Feira.

“É a minha forma de contribuir e deixar um legado que inspire outros a ter uma daquelas que é as grandes paixões da minha vida, o ciclismo, a par da rádio. Ciclismo? A verdade é que nunca pratiquei, mas sempre me emocionou ver o esforço e sacrifício imenso», conclui um autor esperançado que o seu modesto contributo engrandeça a adesão à modalidade, agradecendo a Joaquim Gomes, extraordinário diretor da Volta a Portugal, a oportunidade de apresentar esta obre no seio da minha outra família, a do ciclismo”, disse o autor no momento da apresentação da obra.

Roberto Carlos Reis é autor/coautor de 18 livros, de mais de uma centena de artigos relacionados com a religião, as recriações históricas, as migrações, biografias de personalidades, a história das instituições, a gastronomia e a história medieval e contemporânea do património e turismo.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X