Réstia de esperança na reta final
Desporto Futebol

Réstia de esperança na reta final

A duas jornadas do fim da primeira fase, o S. João de Ver ainda tem (uma réstia de) esperança em ser um dos quatro apurados para o play-off de subida, contudo a tarefa é árdua e só uma performance herculana e uma conjuntura favorável servirá às pretensões malapeiras

Os dois empates obtidos nas duas transatas jornadas contiveram as aspirações quanto à pretensão do S. João de Ver em apurar-se para o play-off de subida da Liga 3. Para chegar ao 4.º lugar, os pupilos de Alexandre Ribeiro precisam obrigatoriamente de derrotar Paredes e Sp. Braga B nas duas derradeiras rondas, e esperar deslizes dos bracarenses e ainda do Varzim.

Estamos na reta final da primeira metade da época, com duas jornadas para o fim, e o S. João de Ver ocupa, de momento, o 6.º lugar, com 28 pontos, menos três em relação ao Sp. Braga B, que é 5.º, e cinco face ao Varzim, que ocupa a última posição de acesso ao play-off.

Contas feitas, os malapeiros precisam obrigatoriamente de ganhar as duas próximas partidas, e esperar que o Varzim, pelo menos, empate um e perca outro, frente a Canelas e Paredes, até porque no confronto direto, o S. João de Ver leva a melhor sobre os poveiros, tendo vencido os dois jogos disputados entre as duas equipas esta temporada.

Porém, quanto ao confronto com o Sp. Braga B, que venceu o jogo da primeira volta ao S. João de Ver por 1-0, o desejo da turma de Alexandre Ribeiro é que a formação minhota escorregue na próxima e penúltima jornada, na deslocação ao Montalegre.

Apurados estão já Felgueiras e Lank Vilaverdense, ou seja, restam duas vagas para quatro concorrentes, ainda matematicamente possibilitados em serem terceiros e/ou quartos classificados: Sanjoanense, Varzim, Sp. Braga B e S. João de Ver.

Ainda que não consiga o difícil, mas não impossível, objetivo, nota para a série de cinco jogos – os últimos disputados – consecutivos sem perder para os malapeiros, entre os quais conseguiram três vitórias seguidas. Não obstante, os empates com Lank Vilaverdense e Canelas colocaram um travão na caminhada do S. João de Ver.

Com a calculadora na mão e o rádio no ouvido, nada mais além da vitória interessa ao S. João de Ver no próximo sábado, pelas 15 horas, na receção ao Paredes, um embate que na primeira volta terminou empatado sem golos. Alexandre Ribeiro não poderá contar com Sinisterra, médio colombiano que foi expulso frente ao Canelas, ainda no decorrer da 1.ª parte.

Tamble, segundo melhor marcador do S. João de Ver, também deverá continuar de fora das escolhas. O avançado não joga desde 15 de janeiro.

Apesar de estar a atravessar um dos melhores momentos da temporada, a tarefa malapeira não se afigura fácil. A história entre ambos traduz-se em dois triunfos para o Paredes, duas igualdades e apenas uma vitória do S. João de Ver, alcançada na longínqua época 2011/12.

Assine agora
Marcelo Brito
JORNALISTA | Curioso assíduo, leitor obsessivo, escritor feroz e editor cuidadoso, um amante do desporto em geral e do futebol em particular.
    X