Regresso às vitórias para quebrar a invencibilidade caseira do Trofense
Desporto Futebol

Regresso às vitórias para quebrar a invencibilidade caseira do Trofense

Lusitânia de Lourosa cada vez mais perto de qualificar-se para a fase de subida à 2.ª Liga

Triunfo na Trofa, na 16.ª jornada da Liga 3, quebra o ciclo de três partidas consecutivas sem ganhar para o Lusitânia de Lourosa, que está muito próximo de carimbar a passagem à fase de promoção aos patamares profissionais do futebol português.

Resultado que ditou o fim da invencibilidade do Trofense enquanto visitado esta temporada, após derrota, 1-3, imposta pelos pupilos de Jorge Pinto, que dominaram praticamente de início ao fim – ainda que o golo tardasse em surgir – e protagonizaram 90 minutos de qualidade.

O ascendente lusitanista materializou-se com o aproximar do fim da 1.ª parte. Na cobrança de um livre, lesto e pleno de intenção, Diogo Rosado – o melhor em campo – descobriu Jefferson Nem solto de marcação que, já dentro da área, viu Welisson cortar a jogada com o braço. Chamado à conversão da grande penalidade, Mika Borges não vacilou e adicionou mais um golo à sua conta pessoal (40’).

No início da etapa complementar, a equipa de Jorge Pinto esteve muito perto de chegar ao segundo, no entanto, o segundo surgiu somente aos 73’, com Tiago Mesquita a estrear-se a marcar, após cruzamento milimétrico de Diogo Rosado, numa jogada que está a tornar-se viral, devido ao envolvimento coletivo, com mais de uma dúzia de passes até ao momento do golo.

Dez minutos volvidos e novo tento lusitanista, desta feita por Rúben Gonçalves, num remate indefensável ainda fora da grande área (83’).

O máximo que o Trofense – orientado por Nuno Manta Santos, técnico que fez história ao leme do Feirense, à data na Primeira Liga – conseguiu foi reduzir, já em período de compensação, por Kukula (90+2’).

A três jornadas do fim, lidera o Felgueiras, com 37 pontos, seguido do Lusitânia de Lourosa, com 26, quatro à maior sobre o Sp. Braga B (22) e cinco sobre o Canelas (21).

Fora das posições de apuramento para a fase de subida, mas ainda com possibilidade matemática, encontram-se Fafe, Anadia e Varzim, todos com 19 pontos, perseguidos por Sanjoanense (18) e Trofense (27).

Na próxima jornada, o Lusitânia de Lourosa pode assegurar o play-off de subida, em caso de triunfo sobre o Canelas. A partida está agendada para as 15 horas de sábado, dia 13.

Assine agora
Marcelo Brito
JORNALISTA | Curioso assíduo, leitor obsessivo, escritor feroz e editor cuidadoso, um amante do desporto em geral e do futebol em particular.
    X