Regresso às aulas: estratégias para um ano letivo tranquilo e saudável
Opinião

Regresso às aulas: estratégias para um ano letivo tranquilo e saudável

Quer seja uma criança que vai pela primeira vez para a escola primária, ou mesmo um adolescente, muitas são as ansiedades em torno do primeiro dia de aulas. “Será que vou gostar da escola?” “Será que o meu filho vai gostar dos professores e adaptar-se bem?” São imensas as questões que se colocam, por parte de alunos, pais e professores!

Partilho uma história com alguns conselhos e que é um exemplo com o qual nos deparamos frequentemente:

O Pedro vai pela primeira vez para a escola primária. As rotinas vão mudar: novos horários, novo recinto escolar, novos professores, estar sentado em silêncio na sala, trabalhos de casa… Está ansioso, começa a dormir mal, come pouco, tem dores de barriga frequentes. E agora?  Os pais calmamente explicam que a escola é um sítio divertido, muitos amigos e novas conquistas. E os professores serão importantes aliados em todo esse processo e estarão sempre prontos a ajudar. Com muitas corridas e atividades ao ar livre, o Pedro vai-se esquecendo das suas inquietações.

Na véspera, deixam tudo preparado: mochila do seu herói preferido, roupa confortável e lanches, para que nada atrapalhe a manhã seguinte. Ele vai cedo para a cama, mas antes de adormecer, coloca muitas questões que são prontamente respondidas. Não fica nada por esclarecer.

De manhã, o Pedro acorda nervoso e não quer ir para a escola, não quer aquela roupa nem a mochila. A mãe abraça-o e, de forma calorosa, assegura-lhe que vai ser um dia divertido. Também ela teve medos e conseguiu ultrapassar. Os pais estão calmos e serenos a preparar a saída de casa sem pressas. Mas mostram ao Pedro que é algo que vai mesmo acontecer, e estão tranquilos com isso.

Chegam à escola 10 minutos antes da entrada para conhecer alunos, pais e professores, o que faz com que o Pedro se sinta seguro. E por fim, a despedida. Com segurança e firmeza, mas com uma boa dose de carinho, os pais despedem-se com um “Até já!”. Uma lágrima corre na sua cara e, espantado, apercebe-se que não é o único. Mas depois ficam tranquilos para uma nova etapa de aprendizagens que se quer com muita alegria, brincadeira e, claro, responsabilidade.

A história do Pedro reflete os desafios que alguns pais costumam enfrentar nesta época do ano. Promover momentos de diálogo para tranquilizar a criança é fundamental. Deixo algumas estratégias para um ano letivo tranquilo e saudável: na hora de estudar e dormir desligue o telemóvel e televisão; garanta que a criança dorme entre 8h a 10h; fomente atividades extracurriculares, que promovem o bem-estar físico e emocional, além de promoverem a interação social e a disciplina; e mantenha a saúde do seu filho vigiada. Em caso de dúvidas, consulte o pediatra do seu filho que tem um papel fundamental neste processo de promoção da saúde.

Assine agora
Susana Paço Lima
COLUNISTA
    X