PS defende criação do Dia Nacional da Endometriose e Adenomiose
Política

PS defende criação do Dia Nacional da Endometriose e Adenomiose

Os deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista (PS) na Comissão de Saúde, do qual faz parte a deputada feirense Susana Correia, eleita pelo círculo eleitoral de Aveiro, apresentaram um projeto de resolução a defender a criação e instituição do Dia Nacional da Endometriose e Adenomiose. Recomendam também a criação de um grupo de trabalho, com a participação de todos os órgãos competentes, “que avalie a elaboração de uma estratégia nacional de combate à endometriose e adenomiose, e avalie a eventual inclusão destas doenças na lista de doenças graves que permitem o alargamento da idade para recurso à procriação medicamente assistida”.

Em nota de imprensa, referem que “no diploma, subscrito pelos parlamentares socialistas na Comissão de Saúde, defende-se que o grupo de trabalho avalie também a implementação de programas para a sensibilização e informação sobre a endometriose e adenomiose na comunidade”.

Após audição dos subscritores da petição apresentada pela MulherEndo – Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose, o Grupo Parlamentar do PS “acompanha a importância da criação e implementação de uma estratégia nacional de combate à Endometriose e Adenomiose capaz de informar e sensibilizar a comunidade sobre esta doença, bem como as respostas que devem ser implementadas para melhoria dos cuidados prestados”.

Por último, defende “que é de grande importância uma maior monitorização a nível nacional, com vista a permitir a integração das pessoas portadoras da doença em programas específicos destinados à promoção da saúde reprodutiva, possibilitar maiores avanços na investigação sobre endometriose ao nível da saúde pública, implementar programas para a sensibilização e informação sobre endometriose/adenomiose na comunidade e possibilitar a melhoria no acesso aos cuidados de saúde”.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X