Projeto da Rosto Solidário promove a inclusão de jovens
Sociedade

Projeto da Rosto Solidário promove a inclusão de jovens

O projeto Radio Theater– Contos da Quarentena da Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), Rosto Solidário, promove a inclusão na sociedade de jovens, em fase vulnerável, trabalhando as suas competências através da educação não formal. É financiado pelo programa Erasmus+

O projeto com a duração de 18 meses utiliza a abordagem da educação não formal através da idealização, gravação e edição de uma série de podcasts, para trabalhar as competências de comunicação, improvisação, criatividade e gestão emocional dos jovens em fase vulnerável do município de Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis, de idades compreendidas entre os 14 aos 25 anos, incluindo seis meninas do CAF Pinto de Carvalho(Centro de Apoio Familiar).

De acordo com a Rosto Solidário, os podcasts Radio Theater – Contos da Quarentena tiveram mais de seis meses de preparação, entre os seus trabalhos de idealização, escrita, ensaios e gravações (iniciadas em dezembro de 2021 e terminadas no final de junho de 2022).

Recentemente foram lançados dez podcasts,que contam os desafios vivenciados pelas participantes do grupo durante a quarentena da pandemia Covid-19. “Sejam histórias reais ou imaginárias, entre a fantasia e realidade, estes episódios traduzem os desafios, medos, qualidades, sonhos e emoções potenciados durante os confinamentos, mas com os quais todos os jovens lidam durante a vida”, adianta a ONGD de Santa Maria da Feira.

“Foi umaatividade e uma nova experiência, mas gostei, porque assim pude conhecer-me melhor e expressar-me mais vezes. Sinto que foi bom. Aprendi a ser eu mesma, a ser livre na minha expressão, na minha criatividade…tudo”, disse uma das participantes, em declarações à Rosto Solidário.

Assine agora
X