Praia da Mâmoa volta a hastear Bandeira Azul este verão
Sociedade

Praia da Mâmoa volta a hastear Bandeira Azul este verão

A Praia Fluvial da Mâmoa, em Milheirós de Poiares, irá içar este verão a Bandeira Azul e a Bandeira Qualidade de Ouro. A primeira é atribuída a esta zona balnear, desde 2020, pela Associação Bandeira Azuis da Europa. Já a segunda surge, desde 2022, através da avaliação feita pela associação ambientalista Quercus.

Ambas voltam a comprovar a qualidade desta praia, incluindo da sua água, o que transmite segurança e confiança aos locais e visitantes que a frequentam.

“Entre os muitos fatores que contribuem para a qualidade da água balnear está a gestão de saneamento, cuja importância muitas vezes passa despercebida. É essencial garantir um encaminhamento e tratamento correto das águas residuais, assegurando que as tradicionais fossas séticas são abandonadas assim que possível, para que não prejudiquem a qualidade dos cursos de água de que todos gostamos de usufruir, durante o verão”, reagiu o diretor geral da Indaqua Feira, Daniel Cardoso.

“Em Santa Maria da Feira, a qualidade dos rios e outros cursos de água tem aumentado de forma acentuada, como resultado de uma gestão eficaz das redes de saneamento, mas também dos investimentos na expansão da rede realizados tanto pela Indaqua Feira como pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira”, acrescenta.

Este ano, são 398 as praias fluviais e costeiras galardoadas, em Portugal, com Bandeira Azul e 420 com Qualidade de Ouro. Nos territórios em que a gestão de saneamento é garantida pela Indaqua, foi atribuído um recorde de 44 bandeiras: 31 em Matosinhos, 11 em Vila do Conde e duas em Santa Maria da Feira.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X