Pingo Doce leva a votação dez causas no Concelho
Sociedade

Programa Bairro FelizPingo Doce leva a votação dez causas no Concelho

Arrancou a fase de votação do Bairro Feliz do Pingo Doce em 29 lojas do distrito de Aveiro, onde se inserem cinco no concelho de Santa Maria da Feira, duas em Lourosa, uma na cidade sede e as duas restantes em Arrifana e S. Paio de Oleiros. Até 25 de novembro, cada loja Pingo Doce terá duas causas a votação, sendo que a mais votada pela vizinhança irá receber um donativo de até mil euros para ser concretizada

Para votar no projeto que gostariam de ver tornado realidade, os clientes Pingo Doce vão receber uma moeda Bairro Feliz por cada dez euros em compras (máximo de três moedas por compra), que deverão colocar no mealheiro correspondente à causa que acreditam que terá um maior impacto no Bairro. Os projetos mais votados pela comunidade de cada Bairro serão anunciados no último dia da votação, depois da pesagem dos mealheiros em loja. Os vencedores receberão então um cheque de até mil euros para concretizarem, com o apoio do Pingo Doce, a sua causa.

Entre os 58 projetos em votação no distrito de Aveiro, estão dez pertencentes ao concelho de Santa Maria da Feira. A presente edição conta, na loja de Lourosa (Travanca), com as causas da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB 2/3 e Secundária Coelho e Castro, que pretende requalificar os espaços desportivos da escola e oferecer uma mesa de matraquilhos aos alunos; e do Grupo de Vizinhos, cuja proposta visa transformar um espaço numa biblioteca para os estudantes, através da aquisição de mobiliário, livros e equipamento multimédia.

Na outra loja Pingo Doce em Lourosa, em Vendas Novas, as causas a votação são do Centro Social de Paços de Brandão e do Centro Social de Lourosa. A primeira instituição quer adquirir nove tablets, “para aproximar os seniores acamados das crianças, com o intuito de amenizar a solidão que os assombra”; enquanto o CSL pretende adquirir um conjunto de 20 repousa pés em madeira.

No Hiper de Santa Maria da Feira, pode votar nas causas apresentadas pelo Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga – Hospital S. Sebastião, que deseja “harmonizar o Hospital de Dia Pediátrico com equipamento lúdico-pedagógico, proporcionando um espaço acolhedor para os bebés, crianças e jovens, durante os tratamentos médicos”. Já o projeto do Centro Social de Souto pretende fazer a diferença por meio da aquisição de brinquedos e equipamentos de estimulação cognitiva, física e sensorial, para criar uma sala cognitiva e sensorial para as crianças e idosos da instituição.

No Pingo Doce sediado em Arrifana, uma das causas é do Centro Social de Gião, que apresenta o projeto ‘As sementinhas’, fruto do aumento do número de vagas no berçário. A instituição quer “equipar o espaço com equipamentos de estimulação motora e cognitiva adequados à faixa etária”. ‘Servir às famílias carenciadas’ é o projeto da Associação Adventista para o Desenvolvimento que pretende adquirir um frigorífico e um fogão “para acondicionar e confecionar bens alimentares que depois serão distribuídos por famílias que necessitam de ajuda”.

Por último, a votação no Pingo Doce de S. Paio de Oleiros encontram-se as causas da Associação de Pais da Escola Básica de Carvalhal, que ambiciona requalificar o jardim da escola; enquanto a Casa Nossa Senhora do Sameiro pretende adquirir cadeiras “mais ergonômicas para as crianças terem melhores condições a brincar e a aprender”.

“É com grande satisfação que damos agora início à fase de votação das causas inscritas pelos vizinhos e instituições que pretendem tornar os seus bairros ainda mais felizes. Este é o momento em que todos se unem para eleger o projeto que gostariam de ver concretizado com o apoio da loja Pingo Doce do seu bairro e, desta forma, melhorar a sua comunidade. Antecipamos uma grande adesão da população do distrito de Aveiro, tal como aconteceu nas edições passadas”, refere Filipa Pimentel, diretora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce, em nota de imprensa.

O programa Bairro Feliz decorre a nível nacional em 453 lojas com um total de 906 causas a votação, selecionadas por um júri entre 2.894 ideias inscritas na edição deste ano.

Até dia 25 de novembro, os vizinhos de cada loja Pingo Doce de Portugal continental e das regiões autónomas dos Açores e da Madeira poderão votar na sua causa preferida, que irá ajudar a melhorar o seu Bairro ou apoiar um projeto da comunidade nas áreas de Saúde, Bem-estar e Desporto, Apoio Social e Cidadania, Cultura e Património, Turismo e Lazer, Educação, Ambiente e Causa Animal.

(Artigo atualizado a 20/10)

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X