Papa, Marcelo Rebelo de Sousa e Manuel Linda felicitam Roberto Carlos Reis
Cultura

Papa, Marcelo Rebelo de Sousa e Manuel Linda felicitam Roberto Carlos Reis

A publicação ‘Las Tradiciones de Semana Santa en España y Portugal’, coordenada pelo feirense Roberto Carlos Reis, recebeu elogios por parte de figuras de renome, nomeadamente o Papa Francisco, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o bispo do Porto, Manuel Linda.

“Agradeço a gentileza da oferta da sua obra ‘Las Tradiciones de Semana Santa en España y Portugal’, em boa hora editada pela Liga dos Amigos da Feira. Hoje está a perder-se a memória histórica, e mesmo que se ignore o lado da fé, no mínimo há que promover as fontes culturais, pois nenhuma árvore se sustém sem raízes e nenhuma cultura subsiste se desconhece as chaves que lhe dão acesso. E as tradições da paixão, para os povos ibéricos, constituem porta de acesso à nossa mente coletiva. Felicito-o vivamente por este belíssimo trabalho”, escreveu o bispo do Porto.

Desde 2015 que Roberto Carlos Reis tem enviado livros dos quais é autor e coautor ao Papa Francisco, que acusou, pela primeira vez, receção, segundo o próprio, do livro ‘Santa Maria de Campos: 707 anos da doação do Rei D. Dinis da Capela de Campos à Igreja de S. Nicolau da Feira’. Desta feita, em relação à publicação ‘Las Tradiciones de Semana Santa en España y Portugal’, em missiva assinada pelo assessor, Roberto Campisi, pode ler-se: “(…) O Papa Francisco agradece a amabilidade dos votos formulados e orações oferecidas, acompanhados de um bom folar, que retribui pedindo a Cristo ressuscitado que tome o senhor Roberto cada vez mais repleto da sua luz, cujo brilho se reaviva ao renovar cada ano as promessas batismais”.

A obra é editada pela Liga dos Amigos da Feira da Coleção Santamariana, com o apoio do CEGOT – Centro de Estudos Geográficos e Ordenamento do território, Universidade de Coimbra, Universidad Rey Juan Carlos e programa Erasmus.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X