O Bard chegou
Admirável Mundo Novo Tecnologia

O Bard chegou

A Alphabet, empresa controladora do Google, anunciou uma expansão significativa do Bard, o seu chatbot (sistema de IA conversacional), com o objetivo de competir com o ChatGPT da OpenAI, disponibilizado pela concorrente Microsoft no Edge e nas aplicações Office. O Bard foi lançado no dia 13 de julho e agora está disponível em mais países, oferecendo suporte a idiomas adicionais. A atualização também inclui novos recursos para estimular a criatividade, a imaginação e a produtividade. Com este lançamento, o Bard expandiu o seu alcance ao tornar-se disponível em mais de quarenta idiomas, incluindo as principais línguas do mundo, como árabe, chinês, alemão, hindi e espanhol. Além disso, expandiu a sua disponibilidade para novas áreas, como Brasil e Europa. Antes do lançamento nessas novas regiões e idiomas, o Google consultou especialistas, legisladores e defensores da privacidade para garantir uma abordagem responsável em relação à IA.

À medida que a presença global do Bard cresce, o Google afirma que manterá o seu compromisso com os seus princípios de IA, ouvindo o feedback dos utilizadores e mantendo fortes proteções para a privacidade e os dados do utilizador. A Google também informa que o Bard pode melhorar com o seu feedback e, para isso, basta que classifique as respostas e denuncie qualquer conteúdo que possa ser considerado ofensivo ou inseguro.

Entre os novos recursos do Bard, é possível partilhar respostas, gerar hiperligações para partes ou toda a conversa a fim de enviar para outras pessoas, ler as respostas em voz alta, fixar e alterar o nome das conversas, permitir copiar ou exportar um código-fonte para o Replit (plataforma de desenvolvimento baseada em nuvem) e/ou para o App Engine da Google. Além disso, embora esteja disponível apenas em inglês, é possível descrever ou criar texto relacionado a uma foto por meio do Google Lens.

QUEM PODE UTILIZAR?

De acordo com a Alphabet, esta nova tecnologia ainda se encontra em fase experimental. No entanto, os utilizadores da Internet já podem utilizá-la, bastando estar autenticado numa conta do Google para aceder à plataforma. Assim:

1º) Aceda à hiperligação https://bard.google.com/

2º) Se já não estiver, iniciar a sessão com sua conta Google;

3º) Deve clicar na opção “Experimentar”;

4º) Aceitar as condições dos termos e privacidade;

5º) Escrever na área própria para o efeito sua questão e pressionar o “Enter” ou clicar no botão “enviar”.

QUE BROWSER UTILIZAR

Todos os navegadores podem ser utilizados para aceder ao Bard, mas, por ser da Alphabet, o melhor navegador para utilizar o Bard é o Google Chrome. O Chrome possui uma série de recursos que o tornam ideal para a utilização do Bard, como a capacidade de traduzir texto, pesquisar na web e aceder sites.

O ChatGPT tem a vantagem de já estar a funcionar a mais tempo, além de compreender e fazer uma ligação com a pergunta anterior. Além disto, o GPT consegue dar uma resposta em português europeu, enquanto o Bard não conseguiu (já enviei a sugestão). O Bard ainda tem muito caminho pela frente, porém, tem a vantagem de estar conectado à Internet e, também, alerta que “O Bard pode dar respostas incorretas ou impróprias. Em caso de dúvida, use o botão “Pesquisar no Google” para verificar as respostas do Bard.” Assim como informa que não se deve introduzir informações particulares, visto que, revisores (humanos) podem processar as conversas com o Bard para fins de qualidade.

O autor escreve em português do Brasil

Assine agora
Alecsander Pereira

Alecsander Pereira
COLUNISTA
    X