Museu de Lamas assinala Halloween com duas exposições
Cultura

Museu de Lamas assinala Halloween com duas exposições

O Departamento de Línguas do Agrupamento de Escolas de Paços de Brandão e o Museu de Lamas apresentam à comunidade uma exposição coletiva intitulada ‘Witches and Wizards Exhibition’ (‘Exposição Bruxas e Feiticeiros’).

Tendo como grande objetivo a comemoração do Halloween, a exposição estará patente na Galeria das Ciências Naturais do Museu de Lamas. “Alegre, colorida e cheia de terroríficos encantos”, a exposição advém de um trabalho articulado entre todos os níveis de ensino (do pré-escolar ao 3.º ciclo), consequentes familiares dos alunos, docentes de inglês e professores do pré-escolar e do 1.º ciclo.

Está patente de 31 de outubro a 26 de novembro (exceto no dia 1), das 09h30 ao 12h30 e das 14h 17h30. O ingresso tem o custo de quatro euros para adulto e três euros para seniores e estudantes. É gratuito para alunos do pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Agrupamento de Escolas de Paços de Brandão e respetivos acompanhantes (mediante apresentação do nome, para alunos do pré-escolar e 1.º ciclo) e do cartão de estudante (para alunos dos 2.º e 3.º ciclos).

Exposição ‘Tesouros Assombrados’

‘Tesouros Assombrados’ foi o tema proposto aos jardins-de-infância e escolas do 1.º ciclo do concelho de Santa Maria da Feira, no respeitante à edição de 2023 do concurso de Halloween.

Os trabalhos apresentados serão exibidos numa exposição coletiva, sendo que a mesma estará patente no Museu de Lamas, de 31 de outubro a 30 de novembro (exceto no dia 1).

O ingresso é gratuito (e limitado) no dia 31 de outubro, para alunos dos jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do concelho de Santa Maria da Feira (um bilhete por criança dá direito a dois acompanhantes com entrada livre). Nos restantes dias são quatro euros para adulto, três os seniores e estudantes.

O concurso ‘Tesouros Assombrados’ é promovido pelo município de Santa Maria da Feira, em parceria com o Grande Sábio, Fapfeira, Museu de Lamas e Junta de Freguesia de Santa Maria de Lamas.

A oficina ‘A castanha é de quem a apanha’ é um projeto educativo em rede com o Museu do Papel, que proporciona aos participantes a visita aos dois equipamentos: ao Museu do Papel Terras de Santa Maria e ao Museu de Lamas. Castanhas de cortiça e cartuchos de papel são os desafios que ambos propõe concretizar.

Partindo de tradições populares, nas quais a castanha e o cartucho fazem parte do imaginário da região associado ao magusto e ao S. Martinho, os grupos visitam, pela manhã, o Museu do Papel. E, após a passagem pelo espaço, são convidados a produzir cartuchos. Pela tarde, dando seguimento ao tema, a visita será ao Museu de Lamas, terminando com a construção de castanhas em cortiça.

A visita mais oficina tem o custo de 1.50€ por participante em cada equipamento. Para mais informações e inscrições: geral@museudelamas.pt ou 22 744 74 68.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X