Microsoft vs. Google
Admirável Mundo Novo Artigos por Jornalista Opinião Tecnologia

Microsoft vs. Google

“É um facto que o Bing e o Edge, da Microdoft, nunca chegaram a ameaçar o sucesso do Google e do Chrome, da Alphabet, mas pode ser que isto venha a alterar em pouco tempo.”

Como vimos no último artigo, o ChatGPT, um chatbot de inteligência artificial com sua incrivel capacidade de responder de forma rápida à diversas questões, tem sido uma sensação desde que foi lançado quase no final do ano passado. Os chatbots lançados nos últimos meses foram todos construídos com um modelo de treinamento que basicamente ingere a internet, em algo chamado large language models, ou LLMs. O ChatGPT, por exemplo, consumiu mais de 45 terabytes de texto e possui 175 mil milhões de parâmetros. Como constroem um modelo para prever a palavra ou frase mais provável, o ChatGPT é capaz de escrever redações, programar computadores e lembrar o contexto.

O GPT foi descrito como “um divisor de águas” que desafiará professores em universidades e escolas em meio a preocupações de que os alunos já estejam usando o chatbot para escrever ensaios de alta qualidade com o mínimo de intervenção humana. Já foram relatados diverosos casos. Posso citar, por exemplo, o que ocorreu em França, onde, segundo o artigo de 03/02/23 da Lusa, 20 estudantes da Universidade de Estrasburgo, que utilizaram o programa de inteligência artificial para realizar exame à distância, tiveram de refazer exame.

ChatGPT vs Bard

Primeiro, a Microsoft e a OpenAI realizaram um evento ao vivo conjunto anunciando a integração de seu chatbot, ChatGPT, no Bing e no navegador Edge, onde a empresa norte americana anunciou um investimento multimilionário na OpenAI. A seguir, a Google lançou seu tão esperado chatbot, Bard AI. Desta forma, estas duas conceituadas empresas tecnológicas, anunciaram planos para pesquisa aprimorada por inteligência artificial (IA), levando a corrida da IA a uma nova fase.

Satya Nadella, CEO da Microsfot, disse que o acordo com a OpenAI envolveria a implantação dos modelos de inteligência artificial da empresa em produtos da Microsoft, que incluem o mecanismo de busca Bing e seus softwares de escritório, como Word, PowerPoint e Outlook.

Já o lançamento do Bard, o chatbot da Google, Sundar Pichai, CEO do Google, disse que a tecnologia por trás do Bard logo será integrada a seu mecanismo de busca, mas a apresentação não correu como a empresa esperava. Quando foi questionado sobre o telescópio espacial James Webb, a resposta exibida pelo Barf foi que “tirou as primeiras fotos de um planeta fora do nosso próprio sistema solar”. Infelizmente, esta resposta do telescópio chamou muita atenção, tanto que as ações da Alphabet, controladora do Google, perderam mais de 100 mil milhões de euros.

Não podemos esquecer que nesta corrida pela IA, também existem outras empresas que disputam a supremacia e investem “dezenas de milhares de milhões de dólares” no esforço de construir sua solução de IA cada vez melhor. São elas a Alibaba, a Amazon, a Apple, a Baidu, e nada mais nada menos que a Meta. Porém, especialistas alertam que grandes modelos de linguagem, que são a base do Bard e do ChatGPT, são propensos a erros devido à forma como são construídos.

Para finalizar o artigo, uma curiosidade. Ambos os CEO’s nasceram na Índia, em cidades que ficam aproximadamente 1000Km de distância uma da outra. Satya Nadella, o atual diretor executivo da Microsoft desde 2014, nasceu em 19 de agosto de 1967 em Hyderabad, Índia. Conhecido como Sundar Pichai, Pichai Sundararajan é CEO da Google e da Alphabet desde 2015, e nasceu em 10 de junho de 1972 em Madurai, Índia.

* O autor escreve em português do Brasil

Assine agora
Alecsander Pereira

Alecsander Pereira
COLUNISTA
    X