Lusitânia de Lourosa regressa às vitórias frente ao Sp. Braga
Desporto Futebol

Lusitânia de Lourosa regressa às vitórias frente ao Sp. Braga

Juniores lusitanistas voltam a ganhar, um mês após o último triunfo. Todas as restantes equipas de formação do Concelho que disputam campeonatos nacionais perderam

Numa das temporadas mais difíceis e exigentes para o clube, os juniores do Lusitânia de Lourosa alcançaram um tremendo resultado, frente ao Sp. Braga, em partida da 7.ª jornada da 1.ª Divisão do Campeonato Nacional de sub-19, ao triunfar por 2-0.

Um mês após a última vitória, conseguida a 26 de agosto, frente ao Vizela, os pupilos de João Alves voltaram a festejar. Os golos surgiram apenas na 2.ª parte, primeiro por Rodrigo Braga (50’) e depois por Gonçalo Bastos (72’).

Ao fim de sete rondas, o Lusitânia de Lourosa ocupa o 8.º lugar, com oito pontos, a apenas três do Sp. Braga, primeira equipa em posição de acesso ao play-off de campeão nacional.

Já na 2.ª Divisão do escalão de sub-19, o Feirense averbou o terceiro jogo consecutivo sem ganhar. Depois de derrotar Paços de Ferreira B e Sp. Espinho, e de ter empatado com Salgueiros e Nogueirense (da Maia), a formação orientada por João Almeida saiu derrotada de Gaia, frente ao Valadares.

Nem as duas expulsões – a primeira aos 34’ (Zé Pedro) e a segunda aos 71’ (Gonçalo Santos) – impediram os gaienses de marcarem: Martim Fernandes aos 10’ e Tapadas aos 62’. O máximo que o Feirense conseguiu foi reduzir, de penálti, aos 85 minutos, por Ivo Almeida.

Lidera o Leixões, com 13 pontos, seguido do Nogueirense – ambas em posição de acesso ao play-off de subida. Feirense é 4.º com oito, atrás de Gondomar, que soma nove.

Calvário interminável para os juvenis do Feirense

Relativamente ao escalão de sub-17, o cenário não é animador para o Feirense. A disputar a 1.ª Divisão, a turma de Rui Ferreira segue há cinco jogos sem conseguir amealhar qualquer ponto. Na 7.ª jornada, derrota por 1-2 na receção ao Famalicão.

Esteve a perder por dois de diferença, valendo Afonso Jesus (52’) e Enzo Barros (61’) para os visitantes, e apenas conseguiu encurtar a distância no marcador aos 85’, por Nil Castro. Um resultado que mantém os fogaceiros em penúltimo, em igualdade pontual com o Sp. Espinho e apenas superando o Padroense.

Quanto à 2.ª Divisão, primeira derrota da temporada para o Lusitânia de Lourosa, na receção à Sanjoanense, por 1-3. A formação orientada por Francisco Santos até esteve a vencer, valendo um golo de Fábio Borges aos 9’, mas permitiu a reviravolta ainda na 1.ª parte, operada por Gabriel Silva (23’) e Alexandre Santos (36’). Na etapa complementar, Alexandre Silva bisou (54’).

A Sanjoanense sobe ao 3.º lugar, ultrapassando o Lusitânia de Lourosa. Um ponto separa ambas as equipas, numa tabela liderada por Salgueiros, seguido do Famalicão B.

Novo desaire em iniciados

Por fim, na 1.ª Divisão de sub-15, o Feirense – único representante concelhio em provas nacionais do escalão – perdeu frente à Académica de Santarém, por 4-1.

A expulsão de João Pedro aos 39’ condicionou a estratégia de André Teixeira, que no minuto seguinte viu-se a perder, após Manuel Simões Costa converter o castigo máximo (40’). O camisola 7 dos visitados bisaria aos 52’, também da marca dos 11 metros. O Feirense reduziu aos 56’, por Gonçalo Couto, mas Rodrigo Dias (73’) e Diogo Pereira (75’) sentenciaram as esperanças fogaceiras.

A Académica de Santarém é líder, com cinco vitórias em cinco jogos, à frente de Sporting e Tondela, que dividem o 2.º lugar, com menos três pontos. Já o Feirense é 7.º, com quatro.

Assine agora
Marcelo Brito
JORNALISTA | Curioso assíduo, leitor obsessivo, escritor feroz e editor cuidadoso, um amante do desporto em geral e do futebol em particular.
    X