Lucros milionários da Indaqua aplaudidos pela Câmara
Opinião

Lucros milionários da Indaqua aplaudidos pela Câmara

A Indaqua, empresa privada contratada pela Câmara, tem como fim o lucro. Por seu lado a Câmara Municipal tem a obrigação de defender os interesses dos munícipes que representa, pois por eles foi eleita. Como tal, parece-nos sensato, que os lucros obtidos através da venda de um serviço básico de primeira necessidade (água e saneamento), devam ser controlados, não permitindo o crescimento exorbitante dos mesmos!

Segundo os números tornados públicos, estes, livres de impostos, foram em 2020, de cinco milhões, em 2021, seis milhões e em 2022 de sete milhões!


Para quem acompanha de perto a gestão da Indaqua, tem de manifestar a sua indignação perante os elogios dos nossos responsáveis municipais, ao aplaudir com pompa e circunstância, que esses “lucros se devem graças à uma boa gestão”.

Nada mais errado, senão vejamos:
Os Feirenses consumidores desses serviços, atentos à sua qualidade, ficam indignados com essas declarações, quando pagam os preços mais elevados praticados no país pelo consumo da água e saneamento! Ironizando, que excelente medida de boa gestão!


Como residente numa freguesia de S. Maria da Feira, assisto à venda de água numa zona urbanizada, cujos esgotos produzidos são conduzidos para a rede de águas pluviais e enviados através desta, para rio Uíma! Ironizando, que excelente qualidade de serviço!


Como cidadão, vejo que a construção de redes de saneamento é retardada, porque custam dinheiro dos cofres da Indaqua, deixando os consumidores de água sem esgoto. Ironizando, que excelente qualidade de serviço!


Como consumidor, constato a instalação de contadores de água com caudal superior aos consumos previstos, que implicam a cobrança de taxas superiores às devidas. Com este expediente, durante mais de 20 anos, paguei indevidamente, uma taxa de contador de diâmetro 20mm, quando se recomendava a colocação de um contador de diâmetro de 15mm. Quantas centenas de euros foram indevidamente parar aos cofres da Indaqua? Ironizando, mais uma excelente medida de boa gestão para os seus cofres!


A recolha de esgotos das fossas sépticas, feitos pela Indaqua, são lançados nas redes públicas sem o devido tratamento, sendo tirados daí benefícios económicos. Ironizando, mais uma excelente medida de boa gestão para os cofres da Indaqua!


A Indáqua só pode fazer captações de água de 10% de acordo com o contrato celebrado. Segundo notícias vindas a público, essas captações de água foram superiores a 20%. Ironizando, mais uma excelente medida de boa gestão para os cofres da Indaqua!…


Ainda no âmbito da eficiência de serviços, choca a falta de sensibilidade ao não atribuir qualquer benefício na factura dos consumidores que fazem o pagamento por transferência bancária, evitando despesas de correio à Indaqua, com poupança de custos no envio de correspondência por correio etc. O mesmo se aplica a quem comunica as leituras dos seus consumos de água. Esta insensibilidade com os interesses dos consumidores mostra a ganância desmedida de caça ao lucro. Ironizando, conseguem não dar um presunto a quem lhes dá um porco!


Perante estas práticas, naturalmente que se geram automaticamente lucros milionários para os cofres da Indaqua, à custa dos consumidores. Estes lucros deviam ser questionados pela Câmara Municipal e pela Comissão de Acompanhamento, perante uma crescente subida de milhões de euros de lucro, na venda de um bem de primeira necessidade!


O que faz a Comissão de Acompanhamento e a Câmara? Aplaudem! Por seu lado, a Oposição não pode aceitar a conversa da treta de que ninguém reclama. Tem de ser mais exigente e denunciar essas manobras de charme, de que os lucros se devem a uma boa gestão, quando comprovadamente temos serviços de água e saneamento muito caros e de fraca qualidade.


Os Feirenses foram avisados que isto iria acontecer: “Um dia um fiscal bate-lhe à porta para multá-lo porque não ligou a água”. Quanto *a fazer a saneamento, essa concretização demora, pois não interessa aos cofres da Indaqua, dado que as obras de saneamento, são muito dispendiosas para os cofres da Indaqua cujo único objetivo são os lucros leoninos!


Concluindo, a Câmara e a Comissão de Acompanhamento ao contrato de exploração de água e saneamento com a Indaqua, devem defender os interesses de quem representam, os munícipes consumidores e não “andar com a Indaqua ao colinho” quando esta, não tem contemplação com os bolsos dos consumidores Feirenses, conforme os exemplos acima expostos…

Assine agora
António Cardoso

Antonio Cardoso
COLUNISTA
    X