Jornadas de Educação querem ‘Devolver a Rua às crianças’ e “Renaturalizar os espaços escolares”
Educação

Dias 17 e 18 de novembro, na Biblioteca Municipal Jornadas de Educação querem ‘Devolver a Rua às crianças’ e “Renaturalizar os espaços escolares”

De regresso à Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, as Jornadas de Educação ‘Da Escola que temos à Escola que queremos’ reservam dois dias – 17 e 18 de novembro – para uma ampla análise e discussão em torno da renaturalização dos espaços escolares e da importância de devolver a rua às crianças. Também os workshops para profissionais estão de regresso ao evento, com quatro sessões praticamente esgotadas. As jornadas têm entrada gratuita e as inscrições ainda se encontram abertas

A manhã do primeiro dia (sexta-feira, 17 de novembro) será dedicada ao tema ‘Espaços escolares e renaturalização’, num painel moderado por Amadeu Albergaria, vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, com intervenções de três oradores: Isabel Martinho da Silva, professora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (‘O desenho dos espaços exteriores das escolas/renaturalização’); Margarida Silva, educadora no Jardim de Infância de Manhouce (Projeto ‘O espaço exterior promotor de aprendizagens’); e Altino Bessa, vereador da Câmara Municipal de Braga (Projeto ‘EcoMov’). Deste painel pretende-se que saiam respostas a uma pergunta central: como podem os espaços exteriores das escolas potenciar o contacto com a natureza, estimular a autonomia e a aprendizagem e promover o desenvolvimento pleno das crianças?

A tarde será preenchida com quatro workshops para capacitação dos profissionais: ‘Gerir o tempo – produtividade, organização e planeamento’, por Luísa Caiano, pianista, professora e diretora de uma escola de formação artística (Espaço Multiusos do Atendimento Municipal); ‘Inteligência emocional para professores, educadores e assistentes operacionais’, por Mariana Machado B., da Associação Portuguesa de Inteligência Emocional (Imaginarius Centro de Criação); ‘Gestão de emoções e conflitos no trabalho com crianças’, pela Cooperativa de Solidariedade Social Múltipla Escolha (Biblioteca Municipal); e ‘Comunicação confiante, simpática e influente’, por Tiago Rodrigues, terapeuta da fala, formador e storyteller (Cineteatro António Lamoso).

O programa de sábado, 18 de novembro, vai centrar-se no painel ‘Devolver a Rua às Crianças’, com a participação de quatro oradores e moderação de José Carlos Mota, da Universidade de Aveiro. Paula Teles, engenheira civil e especialista em Planeamento do Território vem às jornadas falar do ‘Desenho urbano mais amigável das crianças’; Pedro Ribeiro da Silva, urbanista, planeador de território e escritor vai esmiuçar ‘Os princípios da Rua’; Adriana Saraiva, da Associação Rotinas Selvagens, vem apresentar o projeto ‘SigAPé’ – Autocarro Humano; e Sandra Nascimento, presidente da Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), vai abordar o tema ‘Mobilidade Segura e Suave para Crianças’.

Organizadas pelo Município de Santa Maria da Feira, as Jornadas de Educação ‘Da Escola que temos à Escola que queremos’ assumem-se como “um espaço privilegiado de partilha e reflexão sobre práticas educativas e potenciais motores de mudanças qualitativas na Educação, aberto a todos os agentes educativos, em particular professores, pais e encarregados de educação”.

As inscrições para a 17.ª edição do evento encontram-se abertas em https://bit.ly/JornadasEdu2023. Mais informação em cm-feira.pt/xvii-jornadas-de-educacao.

Jornadas de Educação regressam à Biblioteca, dias 17 e 18 de novembro (© CM Feira)
Assine agora
Nélson Costa

administrator
DIRETOR | Jornalista de formação e por paixão. Curioso, meticuloso, bom ouvinte, observador até das próprias opiniões.
    X