Esmoriz interrompe ciclo de vitórias do União de Lamas
Desporto Futebol

Esmoriz interrompe ciclo de vitórias do União de Lamas

Fim do ciclo de triunfos consecutivos para o União de Lamas de Fernando Pereira, que desde que assumiu o cargo de treinador, só sabia vencer no Campeonato SABSEG

A derrota caseira com o Lobão, a 22 de outubro de 2023, foi mote para a saída de Fábio Pais do cargo de treinador do União de Lamas, lugar ocupado desde então por Fernando Pereira, que levou os unionistas a dez triunfos seguidos – e pelo meio a uma eliminação da Taça de Aveiro.

Foi na 11.ª partida no cargo, em jogos do Campeonato SABSEG, a principal competição do calendário distrital, que o experiente timoneiro viu interrompida a série gloriosa de vitórias. Na visita à Barrinha, o União de Lamas averbou o segundo empate da temporada frente ao Esmoriz, e pelo mesmo resultado, 2-2.

No primeiro minuto do encontro, Zé António deu vantagem ao União de Lamas, fugindo à armadilha de fora-de-jogo, após passe de Wilson Rodrigues nas costas da defensiva vareira. Na 2.ª parte, Pedro Silva ‘fuzilou’ autenticamente o guarda-redes unionista (77’) e Michel não vacilou no cara-a-cara com Nuno Dias (88’), operando a cambalhota. Quando parecia que o triunfo ia ficar na Barrinha, Joãozinho, de cabeça, resgatou um ponto para os unionistas, em período de compensação (90+4’).

União de Lamas é líder, agora com cinco pontos de vantagem sobre o Sp. Espinho, que derrotou o Lobão, 0-1. Foi Ângelo, o goleador de serviço dos espinhenses, a resolver o encontro (60’). ‘Chuveirinho’ de João Ricardo para o coração da área, Rafa ganha nas alturas à defensiva lobonense e o avançado dos tigres, homem-golo da equipa esta época, a resolver a partida, garantido mais três pontos.

Atrás do Sp. Espinho encontram-se Ovarense e Paços de Brandão, ambos com 37 pontos, após vencerem os respetivos encontros. No Estádio do Mergulhão, os brandoenses saíram com uma vitória, 2-3, num jogo impróprio para cardíacos.

Os comandados de Tiago Leite chegaram à vantagem aos 26’, através de um autogolo de Alexandre Santos, na tentativa de evitar a finalização após cruzamento da direita. Mais golos, só na 2.ª parte, com Braima Mané, no coração da área, a repor a igualdade (72’). Pouco depois, Diogo Mota limitou-se a encostar para a baliza deserta, voltando aos golos e recolocando o Paços de Brandão na frente (85’), mas Chapinha estragou os festejos em cima do minuto 90, com um remate colocado fora da área. Quando já todos previam a repartição de pontos, Luccas Marques vestiu a capa de herói e levou os três pontos para o Zulmira Sá e Silva (90+6’).

Desilusão em Mansores, para o Canedo, que não sabe o que é vencer desde 5 de novembro de 2023. Este domingo, derrota, 1-0, no reduto do último classificado. Corte defeituoso de um defensor canedense e Roberto Bastos a resolver o encontro (81’). A equipa das Valadas tem agora três pontos de vantagem sobre as posições de despromoção.

Em luta pela manutenção, empate, 1-1, do Fiães no reduto do Águeda. Foram os Galos do Botaréu a primeira equipa a marcar, contando com a ajuda involuntária de Diego Galo, reforço fianense, proveniente do Cesarense, que fez autogolo (22’). Aos 85’, Rui Bizi, também reforço, ex-Loures, resgatou um ponto para a equipa de Miguel Oliveira.

Assine agora
Marcelo Brito
JORNALISTA | Curioso assíduo, leitor obsessivo, escritor feroz e editor cuidadoso, um amante do desporto em geral e do futebol em particular.
    X