Filipa Reis é a melhor nadadora do ano para a FPN
Desporto Modalidades

Na categoria de natação adaptadaFilipa Reis é a melhor nadadora do ano para a FPN

Atleta da Feira Viva – Natação Adaptada foi distinguida pela Federação Portuguesa de Natação. Os colegas de equipa Ivo Rocha e Ana Castro, e a treinadora Carla Cardoso, foram galardoados pelo desempenho, ao serviço de Portugal, no Mundial do Funchal

Viana do Castelo acolheu a gala de 2023, anualmente organizada pela Federação Portuguesa de Natação (FPN), realizada no dia 4 de novembro, que distinguiu os melhores atletas, de diferentes escalões e disciplinas, na temporada 2022/23.

Na categoria de natação adaptada, Filipa Reis, da Feira Viva, arrecadou o galardão de melhor nadadora do ano, um prémio que a treinadora da equipa, Carla Cardoso, considera “merecido”. “Ficámos muito felizes. Este prémio traduz o reconhecimento dos pares em relação ao trabalho que a Filipa tem vindo a desenvolver”, afirmou.

Já o diretor-geral da empresa municipal Feira Viva, Paulo Sérgio Pais, aponta que o prémio assenta na perfeição à nadadora. “É o corolário de um trabalho quase perfeito, um orgulho para todos”, considerou.

Mas esta não foi a única distinção que a Feira Viva trouxe para Santa Maria da Feira. Ivo Rocha, Ana Castro e Carla Cardoso, devido aos resultados desportivos alcançados no Mundial do Funchal, em 2022, foram distinguidos com medalha de ouro, enquanto Filipa Reis, pela performance obtida no Mundial DSISO em Albufeira, também no ano transato, recebeu a medalha de prata.

“É muito gratificante para a modalidade e para a sua evolução, termos recebido estas distinções por parte da FPN, entre as mais altas figuras da natação portuguesa”, concluiu Carla Cardoso.

Carla Cardoso, ao centro [Feira Viva – Natação Adaptada]

Quatro recordes no arranque de época

Iniciou-se oficialmente a temporada 2023/24, com a realização do Campeonato Territorial de Inverno, no qual a Feira Viva bateu quatro recordes nacionais, trazendo, da Póvoa de Varzim, indicações positivas com vista ao Campeonato Nacional, agendado para 25 de novembro.

Leonardo Silva estabeleceu um novo recorde nacional nos 100 metros costas (S4), com o tempo de 3:48,43, e Samuel Duarte bateu o recorde nacional nos 200 metros mariposa (S14), estabelecendo-o em 2:49,55. Já Ana Castro, depois de um estágio de altitude em Andorra, de três semanas, melhorou dois recordes nacionais: nos 800 e nos 1.500 metros (S8).

“Queríamos essencialmente perceber em que ponto estamos e dar ritmo competitivo aos atletas. O foco, neste momento, é o Campeonato Nacional e queremos que os nadadores estejam no seu pico de forma”, aponta a treinadora Carla Cardoso.

Assine agora
Marcelo Brito
JORNALISTA | Curioso assíduo, leitor obsessivo, escritor feroz e editor cuidadoso, um amante do desporto em geral e do futebol em particular.
    X