Esculturas de Tozé Pais presentes no passadiço de Lobão inauguradas domingo
Freguesias

Pelas 11hEsculturas de Tozé Pais presentes no passadiço de Lobão inauguradas domingo

As esculturas da autoria de Tozé Pais, presentes no passadiço de Lobão, ao longo das margens do rio Uíma, serão inauguradas no próximo domingo, dia 2 de abril.

“Tozé Pais, construtor civil e artesão, natural de Lobão, iniciou este projeto durante a pandemia da Covid-19, de modo a ocupar o tempo em casa. Desenhou as peças e, posteriormente, criou a maquete de cada uma delas. Quando o pai comprou um terreno na zona de Lobão, próximo ao passadiço, Tozé decidiu criar as esculturas em tamanho real, tornando o seu trabalho público”, explica a União das Freguesias de Lobão, Gião, Louredo e Guisande, em nota de imprensa.

As esculturas retratam algumas etapas da vida do autor, “comuns a qualquer pessoa, possibilitando a que os observadores encontrem semelhanças com as suas”. A exposição contempla seis esculturas, nomeadamente ‘A Fome’: homenagem aos agricultores e às pessoas que faziam da terra o seu ganha-pão. Encontra-se próxima da ponte romana existente no passadiço, onde a história tem início; ‘Caminhar na mesma direção’: representação dos filhos que seguem as pisadas dos seus pais, como o autor seguiu o caminho do seu; ‘Santo António’: o autor, tal como o seu pai, tem como primeiro nome ‘António’. Os paus em torno da escultura representam os devotos a Santo António; ‘O Ensino’: reprodução do mestre e dos aprendizes, a passagem de ensinamentos e de artes; ‘O Beijo’: construída com cerca de 2300 pedras de xisto, representa a união entre as pessoas. ‘As Portas’: peça final demonstrativa de todas as passagens contempladas na vida de uma pessoa.

O autor revela a existência de uma escultura, ainda por construir, representativa dos tempos dos romanos, intitulada ‘O Pé Romano’. No domingo, será possível ver a sua maquete, em primeira mão.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X