Continuam as buscas por idoso desaparecido do Hospital S. Sebastião
Sociedade

Continuam as buscas por idoso desaparecido do Hospital S. Sebastião

Um homem de 82 anos encontra-se desaparecido, desde a manhã de quarta-feira, depois de ter dado entrada no serviço de urgência do Hospital S. Sebastião, ao final da manhã

Segundo fonte oficial da Unidade Local de Saúde do Entre Douro e Vouga, o idoso foi referenciado pelo médico de família do Centro de Saúde de Lobão “devido a retenção de líquidos e inchaço”. À chegada ao serviço, o homem foi acomodado numa cadeira de rodas, “para maior comodidade, não apresentando problemas de locomoção”.

Apesar de ter sido levado por um familiar, “o acompanhante não aguardou a realização dos exames com o doente no interior da urgência, por opção”, segundo adianta a ULS de Entre Douro e Vouga, reforçando que “o acompanhamento de doentes no interior do serviço de urgência é permitido e está consagrado na lei”. No entanto, ao Correio da Feira, a filha do idoso, Gorete Henriques explica que “entrou na urgência, passou a triagem e esteve no consultório médico [com o pai]”, contudo, “uma vez que ia ser submetido a vários exames – existindo a possibilidade de ficar internado – foi dito que me podia retirar e que quando terminasse os exames, me ligavam”.

Porém, entre exames de diagnóstico, o utente deixou de ser localizado pelos profissionais do Hospital S. Sebastião. “Realizou dois exames, quando se esperava a realização de um terceiro, cerca das 13h, verificou-se a ausência do utente.  Os profissionais de saúde iniciaram a busca do utente, na área de urgência, bem como áreas contíguas, mas sem sucesso”, refere o hospital ao Correio da Feira.

Face à ausência do octogenário, o hospital participou o desaparecimento à PSP, “cerca das 14h”, e garante ter “acionado equipas de profissionais de saúde para buscas tanto no interior como nas áreas exteriores do hospital”.

O hospital disponibilizou as imagens de videovigilância às autoridades, na tarde de quinta-feira, porém, até ao momento, não há sinais do paradeiro do idoso residente em Lobão.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X