Antevisão Final Liga dos Campeões: Dortmund – Real Madrid
Desporto Futebol

Antevisão Final Liga dos Campeões: Dortmund – Real Madrid

É o fim de uma era para a Liga dos Campeões, enquanto Borussia Dortmund e Real Madrid se defrontam na última final antes do torneio mudar para o seu controverso novo formato, que inclui uma fase de liga expandida na próxima temporada. Ambos já garantiram o seu lugar na competição da próxima temporada e agora procuram terminar esta campanha atual vencendo o maior prémio do futebol de clubes europeu no sagrado relvado de Wembley.

O Dortmund está à procura do seu primeiro troféu desde 2021, enquanto o Real está em busca do seu terceiro troféu da temporada, com a Supertaça de Espanha e a La Liga já conquistadas. Para os Preto e Amarelos, um quinto lugar na Bundesliga – o seu pior desde que terminaram em sétimo em 2014/15 – significa que a sua caminhada até à final da UCL salvou a temporada, mas uma pausa de duas semanas entre a sua vitória por 4-0 sobre o Darmstadt e esta final sugere que pode haver algumas teias de aranha para sacudir em Londres.

Eles precisarão mostrar a mentalidade de grande jogo que os levou a ultrapassar a linha numa emocionante meia-final contra o PSG, e embora não tenham vencido nos últimos quatro confrontos diretos com os Los Blancos (D2, L2), a sua última vitória sobre Madrid foi numa fase eliminatória da UCL, vencendo 2-0 em casa na temporada 2013/14. Agora a preparar-se para a sua sétima final europeia, têm um recorde de conversão decepcionante, vencendo apenas duas delas, a última das quais há cerca de 27 anos em 1997 contra a Juventus.

Em contraste, o Real Madrid tem sido absolutamente dominante ao chegar à fase final da principal competição de clubes da Europa, vencendo todas as suas oito finais da Champions League, incluindo uma contra adversários alemães (contra o Leverkusen em 2002). Uma série invicta de seis jogos contra três equipas alemãs no caminho até à final desta temporada também é um bom presságio para a equipa de vencedores em série de Carlo Ancelotti (V4, E2).

Ele espera que a sua equipa tenha de “sofrer e lutar” para vencer a final e conquistar um 15º título europeu, ampliando o recorde, e Ancelotti está bem posicionado para fazer essa previsão, dado o seu registo inconsistente nos confrontos diretos contra o Dortmund desde o banco (V7, D6). Entretanto, outro ex-homem do Bayern, Toni Kroos, prepara-se para o seu último jogo com a camisola do Madrid, procurando igualar a lenda do clube Paco Gento, vencendo um recorde conjunto de seis títulos da Taça dos Campeões Europeus/Champions League.

Jogadores a observar: Niclas Füllkrug marcou em dois dos últimos três jogos do Dortmund na UCL, com cinco dos seus últimos sete golos em todas as competições de clubes a chegarem após os 70 minutos. Vinícius Júnior marcou para o Real contra duas equipas alemãs já nesta campanha (Bayern e Leipzig) – três dos seus quatro golos na UCL nesta temporada foram os primeiros do jogo para o Madrid.

Série em destaque: As últimas quatro finais da Liga dos Campeões foram decididas por um único golo entre os 40 e os 70 minutos.

* Artigo patrocinado: Flashscore

Assine agora
X