AJM/FC Porto vence clássico e carimba passagem aos quartos de final
Desporto Modalidades

AJM/FC Porto vence clássico e carimba passagem aos quartos de final

A AJM/FC Porto levou de vencida a equipa do Benfica, por 3-1, no passado sábado, dia 4 de fevereiro, na Dragão Arena

Foi o terceiro embate entre as duas equipas esta época, mas, desta vez, a vitória sorriu ao conjunto azul e branco, que carimbou assim a passagem aos quartos de final da prova rainha no voleibol feminino, a Taça de Portugal.

Apesar de uma entrada confiante da equipa benfiquista e de vários erros não forçados por parte do emblema da Invicta, que se refletiu num parcial negativo de 7-2, Rui Moreira rapidamente percebeu que teria de intervir no jogo.

Após um desconto de tempo pedido aos 9-12, as portistas inverteram o mesmo e, com uma resposta bastante positiva, empataram o set aos 18 igual. Nuno Brites, técnico do Benfica, viu-se obrigado a parar o jogo (time-out aos 18-18 e aos 20-18). No entanto, não foi suficiente para levaram a melhor, acabando a equipa portista por vencer 27-25.

Após um primeiro set muito bem disputado pelas duas equipas, o Benfica também quis demonstrar o seu poderio. Adiantou-se de início no marcador (5-3), acabando por conseguir o domínio tranquilo do mesmo, vencendo por 22-25.

Não satisfeita com a exibição realizada, a AJM/FC Porto, numa exibição sem dar qualquer hipótese de recuperação ao adversário, venceu o terceiro set por 25-14.

Conscientes que teriam de entrar determinadas no quarto set, as bicampeãs em título colocaram-se desde cedo em vantagem. Inicialmente com uma vantagem de 14-11 que rapidamente despoletou para os 20-15, fechando a partida no 25-21, carimbando assim a passagem aos quartos de final da Taça de Portugal.

Rui Moreira, em declarações reproduzidas pelo FC Porto, confessou que “acima de tudo, jogamos contra uma equipa candidata ao título”. “Há sempre uma componente anímica diferente frente ao Benfica e talvez isso tenha sido determinante para não estarmos tão bem. Vamos para o 11.º jogo no ano e a disponibilidade física cai um bocadinho com esta densidade competitiva. Na quarta-feira, perdemos por culpa própria e agora temos quase uma semana para reverter uma eliminatória que pode ser revertida, está ao nosso alcance. Em casa, para as competições europeias, ainda não perdemos”, referiu.

No próximo dia 18, a AJM/FC Porto recebe o Vitória SC, comandado pelo técnico Hélder Fernandes. O jogo será no Pavilhão do Centro Social Luso Venezuelano, às 17 horas. Antes, para a Challenge Cup, jogam a segunda mão frente ao Jedinstvo Stara Pazova, na Dragão Arena, na quinta-feira, 9 de fevereiro, às 20 horas.

Imparável

A AJM/FC Porto venceu, no dia seguinte ao triunfo frente ao Benfica, o Vilacondense por 3-0, na 9.ª jornada do Campeonato LIDL. A liderança isolada da equipa de Nogueira da Regedoura parece ser para manter. Soma já 30 pontos, após a conquista de três frente ao Vilacondense.

Apesar de uma entrada forte por parte da equipa visitante, as portistas não se deixaram intimidar e após uma mexida operada por Rui Moreira, com um time-out requisitado aos 12-14, as suas comandadas rapidamente entraram no jogo, fazendo o pontuador disparar e finalizar o primeiro set em 25-19.

O segundo set foi o menos competente da tarde, relativamente à equipa visitante. Vários erros não forçados, aliados a uma boa pressão das bicampeãs nacionais, resultaram num parcial de 25-16, onde nem os dois tempos técnicos (10-7 e 16-11), requisitados por João Pedro, conseguiram fazer equilibrar a partida.

No entanto, não foi pelo marcador apresentar um resultado negativo que o Vilacondense entregou o jogo. Quando tudo parecia estar decidido, com um resultado de 16-12 favorável à equipa da casa, as forasteiras equilibraram forças e conseguiram igualar em 21-21. Contudo, o esforço não foi suficiente para levar de vencida as líderes azuis e brancas, terminando o terceiro set com um parcial de 25-21.

No próximo fim de semana, a AJM/FC Porto visita o Pavilhão João Rocha, no sábado, dia 11, para defrontar o Sporting. No domingo, joga em casa frente à formação do Porto Vólei, às 18h30. O Sporting encontra-se na 3.ª posição, com 23 pontos, e o Porto Vólei na 6.ª, com 18.

Assine agora
X