AE de Canedo integra projeto subordinado ao tema da sustentabilidade ambiental
Educação

AE de Canedo integra projeto subordinado ao tema da sustentabilidade ambiental

O desafio ambiental, ligado à conservação dos recursos do planeta, levou o Agrupamento de Escolas de Canedo, juntamente com mais cinco países parceiros (Itália, Roménia, Bulgária, França e Grécia), a abraçar o projeto de Erasmus denominado ‘Pour nos communautés, pour notre planète’

25 alunos e dez professores do Agrupamento de Escolas de Canedo participaram em cinco mobilidades, na sequência do projeto Erasmus. Subordinado ao tema da sustentabilidade ambiental, procurou sensibilizar para os problemas ambientais e promover a discussão na procura das respostas a problemas transversais, capazes de promover mudanças comportamentais na comunidade.

Em nota de imprensa, o AE de Canedo refere que a temática foi sendo explorada e debatida nas aulas de LCE (Línguas e Cultura Estrangeiras), oferta complementar do 9.º ano de escolaridade, em articulação com o programa Eco-escolas, onde os alunos realizaram trabalhos de pesquisa, debates e apresentações.

“Para cada uma das mobilidades houve sempre um tema aglutinador que levou os nossos alunos a apresentar, em cada um dos países, os trabalhos realizados em LCE, dos quais se destacaram, pelo impacto que tiveram na escola/comunidade, os trabalhos sobre mobilidade sustentável; edifícios sustentáveis; poluição da água e do ar; e cultura hidropónica”, explica o estabelecimento de ensino, acrescentando que, no campo da qualidade da água e do ar, introduziram um painel de monitorização da qualidade do ar e nas aulas de Físico-Química, de 8.º ano, “vão realizar periodicamente análises e controlo da qualidade da água”.

Em Canedo, passou a haver “um pequeno jardim hidropónico na escola” e no que diz respeito aos edifícios sustentáveis “desenvolveram-se trabalhos, em ambientes de programação, de grande qualidade técnica”. Por fim, sobre o tema da mobilidade sustentável, é com “enorme satisfação” que asseveram que têm visto aumentar o número de alunos que se desloca de bicicleta e trotinetes para a escola.

“Foi uma experiência fantástica, que para além da excelência do exercício de cidadania que representa a participação nestes projetos de intercâmbio, resultou numa grande partilha de conhecimento sobre as preocupações ambientais e as diferentes possibilidades de resposta, para problemas semelhantes, que cada um dos países parceiros procura implementar em busca das melhores soluções, amigas do ambiente”, resume.

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Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
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