Ações de Educação para a Saúde dinamizadas pelas Termas de S. Jorge
Sociedade

Dia Mundial da ÁguaAções de Educação para a Saúde dinamizadas pelas Termas de S. Jorge

As Termas de S. Jorge associam-se às celebrações do Dia Mundial da Água, marcadas para os próximos dias 22 e 25, com a participação em atividades lúdico-pedagógicas para a comunidade escolar e para as famílias.

“O intuito é sensibilizar para a conservação, preservação e proteção dos recursos hidrominerais, através do projeto ‘Conhecer para Preservar’. O Gotinhas – mascote viva do balneário – dá assim a conhecer o valor e as potencialidades deste valioso recurso, que as Termas S. Jorge são guardiãs: a Água Mineral Natural”, escreve as Termas S. de Jorge, em nota de imprensa.

Alinhado com o 6.º objetivo de Desenvolvimento Sustentável proclamado pela ONU, que visa garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos até 2030, o Dia Mundial da Água 2023 tem como enfoque: “acelerar a mudança para resolver a crise de água e saneamento”.

Para este desejo, as termas consideram importante dar a conhecer a riqueza natural do património nacional que são as águas subterrâneas e reforçar a importância do seu contributo neste compromisso mundial. “Acelerar a mudança impõe desde logo uma maior consciencialização para a proteção dos aquíferos de água, acautelando a contaminação química ou microbiológica dos solos, para um futuro mais sustentável”, refere.

Dentro das águas subterrâneas, Portugal possuiu ainda uma grande riqueza e variedade em águas minerais naturais estando identificadas mais de 400 pontos de emergência em todo o território nacional, algumas das quais reconhecidas pelos seus efeitos terapêuticos. Consciente da sua responsabilidade ambiental e social, as Termas S. Jorge “assumem um papel de agente de sensibilização, estruturando ações ao longo do ano, alinhadas com este objetivo de desenvolvimento sustentável. De forma simples, transmite-se mensagens importantes, dando a compreender que o nosso planeta azul é composto maioritariamente por água, da qual todos dependemos para sobreviver. Mas que, há uma tipologia de água subterrânea muito especial, por ser muito pura e rara. Dá-se assim a perceber que, as águas minerais naturais são águas subterrâneas por circularem a grande profundidade do solo, mas que, através de um processo hidrológico milenar, adquirem propriedades físico-químicas, que pela sua estabilidade lhes conferem efeitos terapêuticos. Pelo seu diferente quimismo têm vocações medicinais distintas, podendo-se dividir em diferentes famílias”.

No caso das Termas de S. Jorge, as suas águas sulfúreas, estão oficialmente reconhecidas para o tratamento de patologias reumáticas e músculo-esqueléticas, respiratórias e dermatologias. Mas através do leque de técnicas termais e complementares, visam não só a terapêutica e reabilitação das patologias acima descritas, mas também para a prevenção da doença e a promoção da saúde e bem-estar em geral, de acordo com a instituição.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X