Academia de Música de Paços de Brandão dinamiza masterclasses em 13 instrumentos
Educação

22.ª edição de cursos de aperfeiçoamento musicalAcademia de Música de Paços de Brandão dinamiza masterclasses em 13 instrumentos

Vão decorrer na Academia de Música de Paços de Brandão masterclasses em 13 instrumentos diferentes, entre 10 de abril e 14 de maio.

As masterclasses de violino estarão sob orientação do professor Augusto Trindade, concertino da Orquestra Filarmónica Portuguesa e docente na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, e da professora Ana Sofia Mota, docente no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian.

Já os alunos de piano terão oportunidade de estudar com o professor da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, Pedro Burmester, e com o professor Paulo Oliveira, docente na Academia Nacional Superior de Orquestra. Nos sopros, a primeira fagote solista da Orquestra Filarmonia das Beiras, Cláudia Torres, será a orientadora; enquanto Jorge Silva, docente na Jobra e no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, o orientador em saxofone; o primeiro flauta da Orquestra Metropolitana de Lisboa e docente na ANSO, Nuno Inácio, orientará os flautistas; já o professor da ESART e solista na Göttinger Symphonie Orchester e na ESART, Tiago Coimbra, será o responsável pela classe de oboé. João Ramos, docente na Escola Profissional Artística do Alto Minho e na Academia de Música Costa Cabral assume a masterclass de clarinete e a de trompete estará a cargo do primeiro trompete da Orquestra Sinfónica Portuguesa e docente na Universidade de Aveiro, Jorge Almeida; trombone e tuba fica a cargo do InSlide Trombone Quartet. Ainda nas cordas, em guitarra, os alunos terão oportunidade de estudar com o professor Nuno Cachada dos Conservatórios de Guimarães e Felgueiras e com a professora e violoncelista Inês Coelho do Conservatório S. José da Guarda.

A percussão não é esquecida, ficando a cargo do jovem Pedro Tavares.

“Esta iniciativa conta já com a sua 22.ª edição e é uma mais-valia na formação dos alunos da Academia de Música de Paços de Brandão e alunos externos que ‘acorrem’ à Academia brandoense para aperfeiçoarem os seus conhecimentos musicais”, refere a presidente da direção pedagógica, Alexandra Trindade, em nota de imprensa.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X