ABTF Betão-Feirense com quatro reforços e oito renovações
Desporto Modalidades

ABTF Betão-Feirense com quatro reforços e oito renovações

Equipa de ciclismo de Santa Maria da Feira apresentou grupo de corredores para 2024

Há oito renovações e quatro contratações para 2024 na ABTF Betão-Feirense, equipa de ciclismo de Santa Maria da Feira que em 2023 teve como pináculo a nível interno o 3.º lugar alcançado por António Carvalho na Volta a Portugal.

Há mudanças no plantel, mas também há permanências, coroando o desempenho mostrado na última temporada. Então, a ABTF Betão-Feirense prolongou os vínculos de António Carvalho, Afonso Eulálio, Pedro Andrade, Ivo Pinheiro, Fábio Oliveira, Diogo Oliveira, Tiano da Silva e ainda Francisco Pereira.

A estes juntam-se Oscar Cabedo, experiente ciclista com provas dadas em competições do World Tour, e ainda três promessas do ciclismo português: Fábio Costa, Pedro Silva e Diogo Gonçalves, este último promovido do Sport Ciclismo de S. João de Ver, provando que a parceria entre os dois clubes mantém-se a dar frutos.

O destaque vai para o espanhol Oscar Cabedo, de 29 anos, que em 2023 representou a Team Vorarlberg, ajudando Colin Stussi a vencer a Volta a Portugal, competição na qual foi 13.º classificado. Antes, tinha envergado a camisola do Burgos-BH. No seu palmarés, destaque para a vitória na 4.ª etapa da Volta a León (2017) e o 2.º lugar da geral na Volta à Áustria (2023).

Com 2024 no horizonte, a ABTF Betão-Feirense iniciou a época no dia 2 de novembro, estando o primeiro estágio agendado de 20 a 23 de dezembro.

Mantém-se no cargo de diretor-desportivo Joaquim Andrade, que se mostra agradado com a constituição da equipa para o próximo ano. “Constituímos uma equipa que considero muito competitiva e coesa. Com a manutenção da maioria dos ciclistas, e com o reforço de quatro corredores de grande qualidade, estão criadas as condições para encararmos a nova época com expectativas elevadas”, diz, desvalorizando a média de idades: “apesar de sermos uma das equipas mais jovens do pelotão, temos corredores como o António Carvalho e o Oscar Cabedo, com muita experiência internacional, que aliada à irreverência dos jovens talentos, garante o equilíbrio necessário”.

Logisticamente, a ABTF Betão-Feirense contará com uma frota automóvel constituída por seis viaturas: dois carros de apoio, um de abastecimentos, um autocarro, um camião-oficina e uma carrinha. Os ciclistas terão à sua disposição 43 bicicletas da Cannondale (12 de competição, 12 de treino, 12 de contrarrelógios e sete suplentes).

Assine agora
Marcelo Brito
JORNALISTA | Curioso assíduo, leitor obsessivo, escritor feroz e editor cuidadoso, um amante do desporto em geral e do futebol em particular.
    X