Abril, mês da prevenção dos maus tratos na infância e juventude
Sociedade

Abril, mês da prevenção dos maus tratos na infância e juventude

O Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NACJR) do ACES Feira/Arouca apela à promoção da defesa dos seus direitos

O Movimento do Laço Azul, surgiu em 1989, nos Estados Unidos da América, impulsionado por Bonnie W. Finney, depois de constatar que os seus netos eram vítimas de maus tratos por parte dos pais, provocando a morte a uma das crianças. Como forma de expressar a dor vivenciada, esta avó colocou um laço azul à antena do seu carro. A cor azul do laço representa os corpos dos seus netos, magoados e marcados com nódoas negras, tornando-se um símbolo de alerta contra os maus tratos a nível mundial.

Atualmente, este movimento expandiu-se a muitos países que, durante o mês de abril, utilizam o laço azul, de forma a despertar consciências para esta problemática. Neste seguimento, a Ação de Saúde para as Crianças e Jovens em Risco estruturou e operacionalizou a intervenção neste domínio, promovendo as boas práticas face ao problema através da implementação dos NACJR nos cuidados de saúde primários e hospitalares. No concelho de Santa Maria da Feira e Arouca, surgiu o NACJR Feira/Arouca que intervém na promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens.

Trata-se de uma equipa multidisciplinar constituída por enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e médico de saúde pública, cuja atuação “assenta na prevenção e acompanhamento de situações na área da saúde, procurando minimizar o impacto do risco nas crianças e jovens, por forma a prevenir a ocorrência do perigo. Neste caso, procede-se ao seu encaminhamento para a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ) e/ou Ministério Público”.

De acordo com NACJR Feira/Arouca, em nota de imprensa, o trabalho desenvolvido neste âmbito promove a articulação com as unidades funcionais do ACES, com o núcleo hospitalar, bem como com os parceiros da comunidade com responsabilidade em matéria de infância e juventude, com vista a potenciar a intervenção em rede.

Alguém que suspeite que uma criança ou jovem se encontre em situação de risco e/ou perigo pode fazer referenciação ao NACJR através do seguinte email: nacjr.feiraarouca@arsnorte.min-saude.pt.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X