ABTF Betão-Feirense vence primeira prova do calendário nacional
Desporto Modalidades

ABTF Betão-Feirense vence primeira prova do calendário nacional

Sprinter Santiago Mesa foi 1.º em Ílhavo, na Prova de Abertura, a primeira competição pontuável para a Taça de Portugal

A ABTF Betão-Feirense iniciou a temporada de 2023 da melhor maneira possível, com o sprinter colombiano Santiago Mesa a ser o grande vencedor da Prova de Abertura, pontuável para a Taça de Portugal, que terminou em Ílhavo, Aveiro, no transato domingo, dia 5.

Recém-chegado a Portugal e já com uma importante vitória no palmarés, Santiago Mesa mostrou-se radiante. “É uma vitória muito especial. Cheguei há pouco tempo a Portugal e tinha como objetivo começar bem a temporada. É também uma forma de agradecer a confiança que a equipa me deu. Não podia estar mais feliz. Estou muito agradecido à equipa, penso que devo a vitória a todos os rapazes e a todos os patrocinadores. Esta é a melhor equipa em que já estive, receberam-me de uma forma muito bonita e parece uma família, o que é muito importante para nós ciclistas. Venho com muitos objetivos e ambicioso, quero ganhar corridas, quero que se veja a equipa na frente e quero também ajudar a equipa quando for necessário. Esta vitória abre a porta a mais vitórias”, refere o colombiano.

Com este triunfo, o colombiano inicia a disputa pela Taça de Portugal na liderança. Também da ABTF Betão-Feirense, Afonso Eulálio conquistou a camisola da Juventude, liderando a competição no escalão de sub-23.  “Foi incrível começar com a vitória do ‘Santi’. É sempre especial começarmos a época a vencer e a minha vitória acaba por ser boa. Sou líder da Taça em sub-23, mas o principal será defender a liderança do ‘Santi’. Claro que gostaria de manter esta camisola, mas se em algum momento for preciso perdê-la para manter a camisola dele, não haverá problema”, referiu Afonso Eulálio, atual campeão nacional de fundo sub-23.

A ABTF Betão-Feirense pedalou 170,9 quilómetros, iniciados em Estarreja. A fuga do dia consolidou-se com 25 quilómetros superados, fazendo parte do trio da frente os ciclistas João Medeiros (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), Duarte Mixão (Kelly-Simoldes-UDO) e Aaron Wade (Padronés Cortizo). A frente da corrida chegou a ter nove minutos de vantagem para o pelotão, que não descansou enquanto não alcançou os fugitivos. Foi já dentro dos dez quilómetros finais que Aaron Wade foi apanhado.

O diretor-desportivo da equipa de Santa Maria da Feira considera, naturalmente, a vitória “importante”. “Estávamos focados na tentativa da chegada a esta vitória. Sabíamos que ia ser difícil, mas o ‘Santi’ conseguiu uma vitória importante para a equipa, para ele e, principalmente, para a época que se avizinha. Foi também um trabalho dos seus colegas, que o ajudaram e motivaram, e é uma recompensa para todo o trabalho feito”, concluiu.

Assine agora
Marcelo Brito
JORNALISTA | Curioso assíduo, leitor obsessivo, escritor feroz e editor cuidadoso, um amante do desporto em geral e do futebol em particular.
    X