2023 em revista
Cultura Desporto Diáspora Feirense Economia Educação Freguesias Futebol Modalidades Política Sociedade

2023 em revista

Restrospetiva’23

JANEIRO

Como manda a tradição, a Festa das Fogaceiras, que tem no dia 20 o seu ponto alto, marca o primeiro mês de 2023. A Linha do Vouga domina o debate político, as greves e manifestações dos professores paralisar as aulas e, no desporto, Jorge Pinto, que viria a garantir a subida à Liga 3, é apresentado no Lourosa.

FEVEREIRO

A Associação de Municípios das Terras de Santa Maria realiza, a 2 de fevereiro, uma conferência, onde reúne especialistas em transportes e vias de comunicação para abordar o futuro da Linha do Vouga. No final do mês, termina a discussão pública do Plano Ferroviário Nacional. A 24 de fevereiro, assinala-se um ano de guerra na Ucrânia.

MARÇO

O terceiro mês do ano traz a triste notícia do falecimento, a 24 de março, de Etelvina Araújo, que esteve na génese da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, onde ocupou, durante longos anos, o cargo de diretora. A crise na habitação começa a marcar o debate político nacional e municipal enquanto no desporto a ‘guerra’ entre SAD e direção do Feirense adensa-se.

ABRIL

O Correio da Feira celebra o seu 126.º aniversário. A programação da Semana Santa no Concelho também domina atenções, bem como a compra da Quinta da Cavacada, em Fiães, por parte da Câmara. No desporto, Paços de Brandão e Lourosa (sub-19) garantem a subida à Divisão de Elite da AFA e 1.ª Nacional de Juniores, respetivamente.

MAIO

De 25 a 28, realiza-se a 22.ª edição do Imaginarius, subordinada ao tema ‘Sonho’. A Praia Fluvial da Mâmoa é distinguida com bandeira azul pelo quarto ano consecutivo. Na política, o PSD de S. João de Ver retira a “confiança política” a João Oliveira, eleito da Assembleia de Freguesia, iniciando-se um longo conflito entre as partes.

JUNHO

Lusitânia de Lourosa garante o regresso à Liga 3, enquanto o U. Lamas conquista a sua primeira Taça de Aveiro. Ainda no desporto, a direção do Feirense impede o acesso das equipas da SAD às instalações do clube devido a alegadas dívidas de cerca de 700 mil euros. Noutro âmbito, o Correio da Feira inicia a sua nova rubrica, Diáspora Feirense.

JULHO

Santa Maria da Feira inspira um novo livro da icónica coleção ‘Uma Aventura’, das escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Realiza-se a ‘SMF Youth Days’, uma semana inteiramente dedicada aos jovens dos 13 aos 30 anos. Arrancam as temporadas no Feirense e Lusitânia de Lourosa, com Ricardo Sousa e Jorge Pinto ao leme, respetivamente.

AGOSTO

Num mês habitualmente marcado pela folia, desde a Viagem Medieval, realizada de 2 a 13 de agosto, às festas populares que ocorrem um pouco por todas as freguesias, foi a triste notícia do precoce falecimento de Carlos Jorge Oliveira, presidente da Assembleia Municipal, a deixar a marca mais indelével. No desporto, o Feirense e António Carvalho terminam no pódio da Volta a Portugal.

SETEMBRO

Lar de idosos O Abrigo, em S. João e Ver, conquista o primeiro selo humanidade em Portugal. Cristina Tenreiro eleita nova presidente da Assembleia Municipal. Regresso às aulas marcado pela inflação. Decorre o Fora dos Eixos – Festival Internacional de Marionetas; Moda Feira e o Festival da Cerveja Artesanal.

OUTUBRO

Com Correio da Feira e Quadrante Viagens como mecenas, a artista feirense Débora Pax expõe PAX.04 – Inês Farsola no Palácio de S. Bento. Banda Marcial do Vale assinala 110 anos com concerto no Cineteatro. 46.ª edição do FIMUV – Festival Internacional de Música de Paços de Brandão termina no final de outubro. Derrocada no Castelo da Feira.

NOVEMBRO

António Costa demite-se e Marcelo Rebelo de Sousa dissolve a Assembleia da República e marca eleições antecipadas para o dia 10 de março. Ricardo Mouro Pinto galardoado pela Hereditary Disease Foundation. Fórum Bizfeira decorre a 9 de novembro. Portas do Perlim abrem a 25 de novembro e Filipa Reis, da Feira Viva, considerada melhor nadadora do ano para a FPN.

DEZEMBRO

O Pai Natal ‘chegou’ no mês anterior, mas é em dezembro, mês das festividades, que decorre essencialmente o parque temático Perlim. Marc Pinto renova conquista do Concurso Nacional de Escanções. Abertura do Interface de Transportes Lourosa/Fiães. Caos no arranque do novo sistema metropolitano de mobilidade coletiva (UNIR).

Assine agora
Nélson Costa

administrator
DIRETOR | Jornalista de formação e por paixão. Curioso, meticuloso, bom ouvinte, observador até das próprias opiniões.
    X